domingo, 3 de fevereiro de 2013

Usuários reclamam de demora no atendimento na Central do Cidadão de Mossoró


Usuários esperavam em grandes filas por atendimentos médicos para 
serviços de CNH, na Central do Cidadão
Pegar filas de madrugada, presenciar pessoas vendendo lugares, esperar horas ou até meses para ser atendido. Essa é a realidade relatada pelos usuários da Central do Cidadão de Mossoró, mais precisamente no que diz respeito aos serviços do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN).

“Já é a segunda vez que eu venho até aqui para ser atendida no exame de vista e só vejo confusão. Quem quiser ver aqui, é só vir. Cheguei aqui às seis horas e é um absurdo esse pessoal vendendo lugar na fila, e uma pessoa só chega a vender até três ou quatro lugares na mesma hora e ainda dizem que é o trabalho deles”, reclamou a estudante Karla Nascimento.

A também estudante Ana Beatriz passou pela mesma situação. “É muito errado a gente ter que chegar cedo e outras pessoas já chegam perto das sete e compram um lugar na fila por R$ 25,00. É muita falta de respeito com as pessoas”, disse.

O técnico de segurança no trabalho Lucínio Veras disse que, além do problema das filas, existe a questão da falta de servidores para desempenhar as atividades. “Nessa sala de atendimento do exame de vista é uma pessoa só para atender o telefone, fazer a marcação das fichas, atender aos chamados do médico, entre várias outras coisas”, disse.

A professora Eslândia Gurgel estava indignada. “É uma falta de respeito. Estou com uma irmã minha que passou por uma cirurgia há poucos dias, mas tinha que renovar a carteira. Ela está com atendimento agendado, mas chegamos aqui de madrugada e ainda não fomos atendidas”.

Já a reclamação do aposentado Marcos Antônio foi com relação à estrutura física do prédio onde funciona a Central do Cidadão. “Vim aqui com minha irmã que tem mais de 70 anos para ela renovar a Carteira de Habilitação, mas quase que ela não consegue subir essa escada. Esse prédio não tem o mínimo de acessibilidade para as pessoas que precisam. Um serviço de primeiro andar com uma escada dessas é um desrespeito”, reclamou o usuário.

O diretor da II Circunscrição do Trânsito de Mossoró (II CIRETRAN), Osnildo Morais, informou que já foi iniciado o mutirão para sanar parte dos problemas de atendimento do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), na Central do Cidadão. Além disso, a intenção é de que haja ação policial no que diz respeito às reclamações dos usuários sobre vendas de lugares nas filas para os atendimentos no local.

Osnildo Morais lembrou que a Central do Cidadão em Mossoró foi inaugurada em 1998, com estrutura superior a que se vê hoje. “Mas, por outro lado, o Detran de Mossoró registrava cerca de 50 mil veículos, hoje são quase 115 mil só em Mossoró. Ao invés de aumentar, a estrutura diminuiu. A demanda aumentou e não houve compensação na estrutura”, disse.

Segundo o diretor, o maior problema do Detran em Mossoró e da Central do Cidadão está relacionado aos exames médicos. “Só temos dois psicólogos que, de acordo com as normas do Conselho Federal, só podem atender a dez pessoas por dia, e para se contratar um profissional como esse, ele tem que ter uma especialização adequada”, continuou Osnildo Morais.

Devido a tais problemas, Osnildo afirmou que sugeriu ao Detran de Natal que realizasse mutirões de atendimentos em Mossoró. “Começamos no último sábado e vieram quatro peritos de Natal para adiantar essa questão dos testes de volante. Eles vão vir periodicamente e acredito que em quatro sábados melhore pelo menos nessa parte”, acrescentou.

Osnildo lembrou ainda que quando chegou à Central do Cidadão para assumir o cargo eram apenas 25 servidores, para todos os serviços. “Agora temos 25 servidores recém-convocados entre várias especialidades e já se apresentaram 15, que já estão inclusive trabalhando. Esses dez que estão faltando foram da última convocação e ainda devem se apresentar”.

Outra informação é a de que estão sendo credenciadas duas clínicas em Mossoró para realizar os exames médicos em geral. “Nossa prioridade é zerar essa fila, principalmente essa questão do usuário ter que chegar aqui de madrugada. Inclusive estamos detectando as pessoas que estão vendendo lugares na fila, estamos observando inclusive o trabalho dos flanelinhas. Já enviamos ofícios à Polícia Militar para que nos ajude nesse sentido”, falou.

A partir deste mês, de acordo com Osnildo, a parte de atendimento de registros será realizada na estrutura do Show Automall. “Já estamos com o equipamento que será utilizado lá e já está quase tudo pronto para a transferência”, disse Osnildo Morais.

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