AREIA BRANCA - Para conhecer detalhes das obras de repotencialização e ampliação do Terminal Salineiro de Areia Branca, também conhecido como Porto-Ilha, os 11 vereadores com assento na atual legislatura estão articulando uma visita ao local para conhecer a área ampliada onde foram investidos mais de R$ 200 milhões.
Na sessão ordinária do dia 14, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Sandro Góis (PV), determinou que fosse enviado ofício à gerência da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), em Areia Branca, que administra o Porto-Ilha, pedindo autorização para a visita. Mediante a resposta, o edil solicitará ao empresário Cleodon Bezerra a cessão de uma das lanchas da sua empresa para o deslocamento dos vereadores até o terminal salineiro.
O vereador Sandro Góis explica que a intenção da Casa, com essa visita, é proporcionar aos edis mais conhecimentos sobre os aspectos técnicos do projeto que resultou na maior obra do próprio terminal desde a sua construção, em 1974.
Orçada inicialmente em R$ 175 milhões, os recursos foram provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, visando aumentar o pátio de estocagem de sal, ampliando sua capacidade de armazenamento de 100 mil toneladas para 150 mil toneladas.
Projeto contemplou melhoria em área externa
Com o projeto, o terminal foi contemplado ainda com a ampliação do cais de barcaças em 94m, a instalação de mais um descarregador de barcaças (passando a quatro) e a repotencialização das esteiras, aumentando a velocidade de transferência de sal do terminal para os navios dos atuais 1.500 toneladas/hora para 2.500 toneladas/hora.
Ressaltando que desde 2008 já funcionava no terminal a repotencialização dos dolphins de atracação. Na prática, a reforma e ampliação do terminal salineiro foram iniciadas em dezembro de 2009.
Essa obra, a primeira do PAC portuário concluída no Brasil, permitiu ampliar a capacidade de recebimento de navios do porto de Natal, possibilitando que embarcações de até 75 mil T.P.B (Tonelada Porte Bruto) atracassem junto à estrutura fincada em alto-mar. Antes, apenas navios de até 35 mil T.B.P. tinham condições de atracar.
Administrado pela Codern, o Terminal Salineiro de Areia Branca é responsável pelo embarque do sal produzido nas salinas de Macau, Galinhos, Grossos, Mossoró e Areia Branca destinado ao abastecimento do mercado nacional, especificamente à indústria química situada no Sudeste, e também o internacional.
As obras foram realizadas pelo consórcio formado pelas empresas Constremac, Queiroz Galvão e Carioca, denominado Consórcio Areia Branca.
omossoroense
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