O Plano Brasil Sem Miséria lançado em junho de 2011 com o desafio de superar a extrema pobreza no país. No acompanhamento do Plano, o MDS utiliza as informações do Cadastro Único, ele provê dados individualizados, atualizados no máximo a cada dois anos, sobre os brasileiros com renda familiar de até meio salário mínimo per capita, permitindo saber quem são, onde moram, o perfil de cada um dos membros das famílias e as características dos seus domicílios.
Atualmente no município de Tibau existe 1.069 famílias registradas no Cadastro Único e 537 famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família (51,29% da população do município), na administração do Prefeito Naldinho o município apresenta uma cobertura cadastral que supera as estimativas oficiais, de maneira que a gestão municipal do Cadastro Único tem concentrado esforços em aumentar a qualidade das informações registradas na atualização dos dados familiares. Com isso, o município tem abrido espaço para incluir no Bolsa Família as famílias em extrema pobreza já cadastradas e que ainda não recebem os benefícios.
Crianças atendidas no Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos |
Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes |
No mês de julho/2013, o município tinha 537 famílias no Programa Bolsa Família. Isso representa 124,59% do total estimado de famílias do município com perfil de renda do programa (cobertura de 124,59%), onde foram transferidos R$ 85.972,00 às famílias beneficiárias do Programa no mês de julho.
Crianças atendidas na Creche Santa Teresinha |
Além disso, no município 98,66% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família têm acompanhamento de frequência escolar. Muito além da média nacional que é de 86,69%. O município está acima da média, sendo constante os trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Assistência Social e de Educação que continuam trabalhando juntas para aumentar o número de famílias cujos filhos têm frequência escolar verificada.
Pré Conferências de Assistência Social |
Outro fator importante está na área de saúde, o acompanhamento chega a 58,71% das famílias com perfil, ou seja, aquelas com crianças de até 7 anos e/ou com gestantes. Sendo a média nacional de 73,12%, a gestão municipal já está trabalhando para aumentar o número de famílias com acompanhamento pela rede de saúde do Programa de Saúde Família e o Programa Saúde na Escola.
Proerd nas Escolas do Município |
Atualmente o município tem em seu território: 01 Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e 01 Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ambos confinanciado pelo MSD.
Para maiores informações sobre os serviços de assistência social foram instalados telefones para atendimento aos usuários: Secretaria de Assistência (84) 3326-2569, Conselho Tutelar (84) 3326-2406, CRAS (84) 3326-2294, CREAS (84) 3326-2381 e o PETI (84) 3326-2585.
Mais informações sobre o estudo apresentado pode ser obtidos no Portal do Brasil sem Miséria: www.brasilsemmiseria.gov.br/municipios
Conferência Municipal de Assistência Social |
Nenhum comentário:
Postar um comentário