quarta-feira, 30 de julho de 2014

Juiz é afastado por suspeita de envolvimento com fraudes no RN

Segundo MP, José Dantas de Lira recebia propina para conceder liminares. Filho de juiz diz que pai desconhece o processo e que não foi intimado.
Procurador Rinaldo Reis detalhou operação no RN (Foto: Ítalo Souza/MPRN)
Procurador Rinaldo Reis detalhou operação no RN (Foto: Ítalo Souza/MPRN)
O juiz da 1ª vara Cível de  Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, foi afastado do serviço na tarde desta terça-feira (29). A decisão pelo afastamento é do desembargador Cláudio Santos. José Lira, segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, integra um suposto esquema de concessão de decisões liminares fraudulentas. Ceará-Mirim é um dos municípios da Grande Natal.

Na manhã desta terça, promotores de Justiça e policiais militares cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis e no escritório do juiz José Lira e de outras quatro pessoas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. Além do juiz, dois advogados - sendo um filho do magistrado -, um corretor de imóveis e um servidor do poder Judiciário são suspeitos de integrar o suposto esquema fraudulento.
O G1 tentou contato com José Dantas de Lira no fórum de Ceará-Mirim, mas foi informado que o juiz está de férias. O advogado Diego Henrique Lima Dantas Lira, filho do juiz, disse que o pai não irá comentar o afastamento. "Ele não foi intimado ainda. Não tivemos acesso ao processo, ou seja, nem sabemos o que está acontecendo", limitou-se a falar o advogado.
Segundo o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, os advogados e o corretor de imóveis seriam agenciadores do grupo. "Um servidor público que tentasse um empréstimo consignado junto a um banco e não conseguisse era procurado pelos agenciadores e convencidos a irem ao fórum de Ceará-Mirim. Lá, o juiz concedia decisões liminares obrigando os bancos a darem os empréstimos a esses servidores mediante pagamento de propina que variava, segundo nossos levantamentos, entre R$ 3 mil e R$ 7 mil", disse. De acordo com o procurador, esse suposto esquema existia há quatro anos. O dinheiro da propina era rateado entre os integrantes do grupo.
As fraudes foram descorbertas porque em junho passado uma pessoa que também se beneficiava procurou o Ministério Público e delatou o esquema. "Diante do que nos foi dito, procuramos o Tribunal de Justiça e relatamos o que tínhamos. Lá no TJ, inclusive, já existia uma investigação judicial. Diante disso, solicitamos os mandados de busca e apreensão e o afastamento do juiz", falou Reis.
Nas buscas desta terça, foram apreendidos documentos, computadores e aparelhos de telefone celular. Rinaldo Reis disse que o material será periciado em conjunto com o Tribunal de Justiça. O procurador antecipou que, caso se confirmem as suspeitas, os investigados serão denunciados por corrupção e formação de quadrilha.
Fonte G1 RN

FALSO PASTOR; USAVA A PALAVRA DE DEUS PRA GANHAR ALMAS,E TERMINOU GANHADO UMA SURRA EM SOBRAL CE



População conseguiu pegar um falso pregador da palavra de Deus e "desceu a sola" nele! Peia pra dez ele pegou só. O fato aconteceu ontem(29/07) por volta das 21:00 na Rua Artemísia no Bairro Sinhá Saboia na cidade de Sobral CE, Francisco Jonas Araújo de Souza de 20 anos, conhecido como ''Porquinho'', é acusado de invadir uma residência. 

FIM DO MUNDO>>>FILHO DROGADO, VIOLENTOU E MATOU A MÃE A GOLPES DE VASO SANITÁRIO

Mesmo fazendo uma intensa busca no dicionário, não seria capaz de encontrar palavras para qualificar negativamente uma pessoa que comete tal atrocidade dessa proporção: um rapaz, usuário de drogas, violentou e depois matou a própria mãe de forma cruel.


Covarde e brutal em busca de dinheiro para comprar drogas, de acordo com uma moradora do bairro, um rapaz não teve nenhuma dúvida em violentar e assassinar a própria mãe. Rafael Cruz Cordeiro, de 18 anos, foi preso em flagrante depois de matar a sua genitora Iraci Vieira Cruz, de 53 anos.
Descontrolado, Rafael chegou a casa por volta das 05h, teria exigido dinheiro da mãe para comprar drogas. Após discussão, o acusado, descontrolado, agrediu a dona de casa, a violentou, e, não satisfeito, se armou com um vaso sanitário e atingiu a própria mãe com diversos golpes no rosto.Quanto a Polícia chegou constatou que a senhora, despida, já estava morta em cima da cama.A guarnição do PETO – Pelotão de Emprego Tático Operacional – conseguiu prender Rafael em flagrante.

O autor do homicídio brutal já havia sido preso por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e receptação em maio de 2011.

Fonte Fala Simões Filho

terça-feira, 29 de julho de 2014

Mais uma vez o Buda, foragido da Justiça foi preso na cidade de Areia Branca


Policiais de uma Viatura de Radio Patrulha da cidade de Areia Branca, comandada pelo Sd Raniere com o apoio do Sd F. Neto, com o apoio do Cap Jailson Andrelino, comandante do destacamento de Policia Local, prenderam no inicio da tarde de ontem, 28 de Julho, um individuo acusado da pratica de assalto na Região. 

ClistianoWashington Moreira da Costa, “Buda” de 28 anos de idade, residente na Rua Manoel Firmino, no bairro Coqueiros na cidade de Grossos, foi preso por força de um mandado de prisão expedido pela Juíza Drª Uefla Fernanda Duarte Fernandes, da Comarca de Areia Branca, datado do mês de Abril passado. 

Depois dos procedimentos na Delegacia Civil local, Buda foi encaminhado para a Cadeia Publica de Caraúbas. 

Fonte: O Câmera

Policial militar invade sede da Rocam, queima três motocicletas e em seguida tenta se matar em via pública

PM tenta suicídio em passarela após queimar três motocicletas

No domingo (27), um policial militar entrou na sede da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) em Natal, onde é lotado, queimou três motos pertencentes ao agrupamento, em seguida saiu em direção a avenida Salgado Filho, onde subiu em uma passarela e ameaçou se matar. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de viaturas do Samu, se mobilizaram para resgatar o soldado que só aceitou descer após quase três horas de negociação.
Durante a movimentação intensa no local, a avenida precisou ser fechada nos dois sentidos, só retornando ao seu fluxo normal após a retirada do policial de cima da passarela, com mais de oito metros de altura.
Segundo informações repassadas pelo comando da PM, o soldado, que pertencia a Rocam, havia sido transferido há mais de uma semana para a Companhia de Guarda. No domingo, ele chegou à sede da Rocam, por volta das 12h, invadiu o local, se dirigiu ao estacionamento, jogou combustível nas três motos, ateou fogo e em seguida saiu correndo, subindo na passarela.
"Na ocasião, os policiais perseguiram o PM até a avenida Salgado Filho, onde ele subiu na passarela. A PM se mobilizou para resgatar o policial e ele foi encaminhado ao Hospital Psiquiátrico João Machado", disse o coronel Francisco Canindé Araújo Silva, comandante-geral da PM no Rio Grande do Norte, durante entrevista à imprensa. 
As três motos queimadas são da marca BMW, adquiridas pela Rocam, recentemente, durante os jogos da Copa do Mundo, em Natal. O policial teve o nome preservado e está sob cuidados médicos.
Omossoroense

domingo, 27 de julho de 2014

RN ultrapassa mil assassinatos em 2014 e já tem o ano mais violento de todos os tempos

Omossoroense
Com quase 1.050 assassinatos registrados este ano no Rio Grande do Norte, a população potiguar vive um dos períodos mais violentos de todos os tempos, onde pessoas são assassinadas de forma explícita ou misteriosamente, desafiando as autoridades legalmente constituídas que pouco tem feito para mudar a situação e proporcionar segurança à sociedade.
Dados de uma pesquisa repassada ao Governo do Estado por Ivênio Hermes, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial, mostram que dessas mil mortes intencionais, 85% foram vítimas de arma de fogo, 8,3% de arma branca, 1,4% de algum tipo de ação contundente, que são objetos capazes de agir traumaticamente sobre o corpo humano como pedra, pau, barra de ferro e taco de basebol. Já em 2,2% dos casos as vítimas sofreram espancamento e na mesma proporção foram utilizados métodos diferenciados para causar a morte. Em apenas 0,3% dos casos não houve qualquer meio de identificação do gênero da vítima, no restante, 93,1% dos homicídios foram contra homens e 6,6% contra mulheres.
Conforme a pesquisa, os municípios potiguares considerados mais violentos, com incidência de criminalidade preocupante, são: Natal com 337 assassinatos; Mossoró com 100 mortes intencionais; Parnamirim com 84; São Gonçalo do Amarante com 46; Macaíba com 34 e; Ceará-Mirim e São José de Mipibu com 32 homicídios.
As estatísticas vão mais além e mostram que no Agreste potiguar, 7% de jovens menores de 29 anos de idade perderam a vida; na Central, foram 5%; no Oeste do Estado, 25%, e 63% dos jovens foram assassinados na região metropolitana de Natal.

Delegado diz que exemplo da Dehom de Mossoró deve ser seguido em todo o Estado
Em entrevista ao jornal O Mossoroense, o delegado-geral da Polícia Civil, Adson Kepler, disse que a criminalidade no RN tem avançado em algumas regiões, porém o trabalho de investigação que tem se desenvolvido na Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) de Mossoró tem elucidado muitos homicídios de forma rápida e com isso tem feito cair os números de assassinatos na cidade de Mossoró.
"O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Dehom de Mossoró é bastante positivo, superando a média nacional na elucidação das mortes. Com uma média de mais de 40% na solução das mortes, a Dehom de Mossoró supera a média nacional que é de pouco mais de oito por cento e isso tem que ser seguido no restante do Estado", explicou o delegado.
Para Adson Kepler, a solução seria a criação da Divisão de Homicídios, com equipes prontas para atuar desde o local do crime até a conclusão do inquérito policial. "Como isso não é possível no momento, devido o limite prudencial do Estado, vamos dar suporte às DPs, tanto na capital como no interior, com a criação do plantão investigativo, onde equipes da Polícia Civil vão estar de plantão para comparecer ao local do crime", destacou.
Segundo o comandante-geral da Polícia Civil, o local do crime é o lugar crucial para a elucidação do homicídio. "Tendo uma equipe que compareça ao local do crime, chegar a autoria do delito vai ser bem mais fácil e essa equipe de plantão vai auxiliar, desde o colhimento de informações, quanto as oitivas das testemunhas, que vão poder depor momentos após as mortes", concluiu.
As equipes de locais de crimes, da Polícia Civil, deverão começar a funcionar já a partir do próximo mês.

Mossoró é responsável por 10% dos assassinatos ocorridos este ano no RN
Das mil mortes ocorridas este ano no RN, 100 delas foram registradas no município de Mossoró, representando assim 10% dos crimes ocorridos no Estado, conforme pesquisa entregue ao Governo, pelo especialista em segurança Ivênio Hermes. Os dados revelam ainda, que na região Oeste do Rio Grande do Norte, 134 pessoas foram mortas intencionalmente e que Mossoró sozinho registrou 74,6% dos crimes no Oeste.
Uma das últimas mortes violentas provocadas por tiro, ocorrida em Mossoró, que engrossa as estatísticas, ocorreu na última quinta-feira, quando um elemento morreu em confronto com a Polícia Militar, após moradores denunciarem uma suposta venda de droga na comunidade do sítio Hipólito II, às margens da BR-304, saída para Natal. Ícaro Luiz Dantas de Freitas, 23, que residia no bairro Santo Antônio, atirou contra os militares que revidaram e o atingiram com vários tiros. Ele ainda chegou a ser levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas já chegou morto.
Por volta das 10h, homens da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) receberam informações que Ícaro Luiz estaria armado de revólver e vendendo drogas nas ruas da comunidade. Ao se deslocar ao ponto da denúncia, a Rocam localizou o acusado em uma residência. Quando os policiais se aproximaram foram recebidos à bala, tendo início o tiroteio. No revide, Ícaro Luiz foi atingido por alguns tiros e morreu. Ícaro Luiz era investigado em diversos assaltos, inclusive ao dos Correios da cidade de Paraú, onde um criminoso e o vigilante morreram.
Para o delegado Denys Carvalho da Ponte, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil, o número de crimes ocorridos em Mossoró é um reflexo do que vem acontecendo em todo o Estado, principalmente nas cidades de médio e grande portes. "Vários fatores são atribuídos ao alto teor da violência, dentre eles a facilidade em que os criminosos têm em conseguir armas, mesmo com a polícia combatendo e tirando de circulação meliantes armados, diariamente", concluiu.

POLÍCIA MILITAR REALIZA "OPERAÇÃO CINQUENTINHA" VISANDO CONSCIENTIZAR CONDUTORES DE CICLOMOTORES E ALERTAR QUE ELAS SERÃO SIM EMPLACADAS.

Comandante do 2º DPRE Capitão Maximiliano, determinou que todos os dias seus comandados realizem blitz educativa no intuito de conscientizar os condutores de ciclomotores as chamadas "cinquentinhas" para o Capitão Maximiliano, "as concessionárias criaram a história que esses ciclomotores não se é passivo de emplacamento o que para nós isso só favorece as concessionárias. Muitos condutores não tem noções de trânsito e isso tem que mudar". Finalizou.
No Rio Grande do Norte, apenas três dos 14 municípios já integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, já possuem leis regulamentando o registro e licenciamento das chamadas “cinquentinhas”: Mossoró, Natal e Parnamirim. Os ciclomotores (veículo de duas rodas com potência de até 50 cilindradas) respondem, atualmente, por apenas 0,05% dos emplacamentos dos veículos do RN, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), índice que ainda está longe de crescimento.As regras para o uso das chamadas “cinquentinhas” são as mesmas previstas para a condução de veículos de duas rodas com potência acima de 50 cilindradas, mas o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) remete para os municípios a responsabilidade do registro e licenciamento dos ciclomotores A coordenadora do Caop Cidadania do Ministério Público Iveluska Alves Lemos, explica que em virtude da falta de estrutura, os municípios não chamam para si essa responsabilidade, daí, que está sendo feito um trabalho junto às prefeituras e câmaras, onde o trânsito é municipalizado, para aprovação de lei autorizativa de convênios com o Detran, que é quem tem estrutura pra fazer o emplacamento de veículos. Iveluska Lemos disse que com esse trabalho “esses 14 municípios do RN vão sair na frente, porque tramita no Congresso Nacional projetos de lei delegando essa competência do emplacamento das “cinquentinhas” para o Estado”. Em Mossoró já existia uma lei desde 2009 regulamentando o uso das “cinquentinhas”. Em Parnamirim a lei municipal foi sancionada em 13 de maio deste ano pelo prefeito Maurício Marques (PDT), enquanto em Natal, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) sancionou a lei no dia 18 deste mês, dando um prazo de 90 dias para que ela entre em vigor, ou seja, em 19 de outubro de 2014. A lei natalense regulamenta o registro e licenciamento anual dos ciclomotores, como sendo veículos de duas ou três rodas providos de motor a combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não seja superior a 50 km/hora, conforme define o Anexo I do CTB. No caso de Natal, a execução do serviço obrigatório de emissão de Certificado de Registro e Licenciamento Anual dos ciclomotores ficará a cargo do órgão executivo de Trânsito Municipal – a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), embora o Poder Executivo também esteja autorizado a firmar convênio com o Detran. A lei nº 6.482/14 prevê a isenção do pagamento de taxas para quem declara, no ato do registro do ciclomotor, que tem renda familiar de dois salários mínimos ou R$ 1.448,00, sendo obrigatória para a sua expedição, a apresentação da nota fiscal de compra do veículo. Segundo a lei, os veículos de 50 cc também estão isentos do pagamento do IPVA. Aqueles adquiridos anteriormente à edição da lei, devem ser registrados e licenciados em até um ano e seis meses.






Passandonahora

quinta-feira, 24 de julho de 2014

TAXISTA É MORTO A TIROS EM AREIA BRANCA-RN

O taxista identificado como Joelton Ferreira da Silva “Corinho”, 40 anos, foi morto por volta das 19h00 desta quinta-feira (24), numa rua do bairro Santa Amália, zona urbana de Areia Branca. Conforme relatos colhidos pela reportagem, a vítima do homicídio foi ao local para em seu veículo para deixar passageiros quando foi surpreendido por uma dupla que estavam numa motocicleta que chegou disparando. O taxista que foi atingido por disparos na cabeça, ainda tentou fugir da mira dos criminosos deixando o carro e correndo para o matagal, mas sem sucesso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado e esteve no local, mas não pode fazer nada, pois Corinho já estava sem vida. A Polícia Militar isolou a área e aguarda a vinda do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), que fará a perícia no local e a remoção do corpo para necropsia. Ainda não há qualquer suspeito para este que é o 14º homicídio registrado somente neste ano em Areia Branca.

 Carlos Junior/A voz de Areia Branca

Homens assaltam policial no RN e ao descobrirem que é um PM, o matam

Bandidos viram que a vítima era PM ao pegarem carteira dele e acabaram atirando na cabeça. 

Um policial militar do estado da Paraíba foi assassinado na cidade de Macaíba, na tarde desta quinta-feira (24), durante uma tentativa de assalto. A vítima, identificada até o momento apenas pelo nome de Janilson, teria sido identificado como policial após os criminosos pegarem sua carteira, por isso, acabou sendo baleado na cabeça e morreu. Os bandidos chegaram a fugir no carro do policial, um Fiat Pálio, de cor verde. O veículo, no entanto, teria sido abandonado ainda em Macaíba e os criminosos fugiram em um Peugeout de cor prata e placas não identificadas. O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que já entrou em contato com o comandante da PM na Paraíba, coronel Euler Charles, informando sobre a ocorrência. Ainda de acordo com coronel Araújo, o policial Janilson teria ido até Macaíba para visitar um irmão que está em uma clinica de reabilitação. Neste momento, várias equipes realizam diligências e policiais estão fazendo uma varredura no bairro de Felipe Camarão, para onde os suspeitos teriam fugido.

Portal BO



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Comerciante e preso de Justiça "Alex Bandeira" foi morto por desconhecidos quando retornava da Escola do Filho na cidade de Grossos


 Entre 7hs e 8hs na manhã desta segunda-feira (21/07) aconteceu um homicídio na cidade de Grossos/RN. Segundo populares, a vítima era conhecida por Alex Bandeira Alves, de 33 anos. O homicídio aconteceu próximo ao cruzamento da Tv. Rodrigues Nóia  com a Exp. José Rocha. 

Ainda segundo os populares, a vítima foi alvejada por vários disparos de arma de fogo. Os elementos até agora estão desaparecidos e são desconhecidos. Nesse momento o corpo está no Hospital Flaviana Jacinta.

A vítima, Alex Bandeira de 33 anos de idade,cumpria pena no regime Semi aberto do Complexo Penal Mário e havia ganhado o direito de trabalho externo,por ter bom Comportamento e haver cumprido um sexto de sua pena.

Alex Bandeira deixou o Complexo Penal por volta das 06horas desta segunda Feira (21) para retornar as 18 horas. Segundo informações, ele foi a Grossos onde residia,e ao deixar um filho na Escola,quando retornava foi surpreendido por individuos que estavam em outro veiculo não identificado e passaram a e3fetuar disparos contra o mesmo.

Alex Bandeira morreu quando era socorrido por populares para o Hospital Local. Segundo informações da direção da Penitenciária Mário Negócio,Alex Bandeira,tinha começado o Trabalho Externo,nesta segunda feira. Trabalho Externo é um direito concedido pela Justiça ao apenado de Bom comportamento e que já tenha cumprido pelo menos um sexto de sua pena. 

Passandonahora


domingo, 20 de julho de 2014

Souza arrastou uma multidão de gente para o lançamento da sua candidatura a deputado estadual

Souza reuniu lideranças politicas de toda região
 Carros já circulam com o adesivo de Souza
 Claudio, Souza, Lulu Cebola e Junior
Colunista  Marcio Custodio e amiga de Tibau
 Souza conta com o apoio do povão
 Vereadores Alvaro e Juscelino com Souza
 Prefeito Naldinho e comitiva de vereadores
 Tropical casa show ficou lotada
 Souza e Micarla
 Lideranças de Carnaubais  apoiam Souza
 Nerivania, Souza e Dr Edson
Aldo, Veronildo, Souza,Sandro, dIJALMA E aNTONIO cARLOS
 Souza conta com o apoio de lideranças de Serra do Mel
 Anchieta, Souza, Evandro, Lidiane, Roberto e Amanda
 Lideranças e Frutuoso Gomes apoiam Souza
 Vereador Netinho Cunha com o tio Souza
 Souza com eleitores de Parnamirim
 Hélio Borges e Souza
 Vereador João e comitiva de Tocantis e Carajás
 Souza foi cercado pela multidão
 Souza ao lado das lideranças de Ponta do Mel, Jonas, Neném e Dedé
 Juninho comandou a festa ao lado do futuro deputado Souza
Karine, Evandro, Bola, Lidiane, Souza e amigos
A primeira grande movimentação política na atual campanha eleitoral foi o lançamento da candidatura de Souza a deputado estadual, a campanha do ex prefeito já  está nas ruas. A festa  de lançamento  da campanha  aconteceu  na  Tropical Casa Show e reuniu  lideranças políticas locais e da região. Além de representação do PHS potiguar, partido pelo qual “Souza” concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa.  A movimentação em prol de “Souza”, na Tropical  deu   início a campanha eleitoral propriamente dita, tendo o ex-prefeito como candidato natural de Areia Branca à Assembléia Legislativa, com respaldo de significativos expoentes políticos nos municípios que formam a região da Costa Branca.

SALVEM-SE QUEM PUDER. SEM SEGURANÇA, RN ULTRAPASSA OS 1.000 HOMICÍDIOS SÓ EM 2014


JORNAL DE HOJE- TEXTO

Antes mesmo do final do sétimo mês do ano, o Rio Grande do Norte atingiu uma marca que mostra bem o atual momento da segurança que o Estado vive. Nessa sexta-feira (18), o RN registrou o seu homicídio de número 1000.

A milésima morte intencional aconteceu depois de uma perseguição policial que começou em Pirangi de Dentro, Parnamirim, e terminou em Taborda, São José de Mipibu. Os policiais abordaram um carro em que estavam os quatro suspeitos após uma denúncia anônima. Eles resistiram à prisão e abriram fogo contra os policiais. Durante o tiroteio, um dos supostos assaltantes morreu. Os outros foram presos logo em seguida. Contando com os crimes da madrugada deste sábado, o número de mortes intencionais subiu para 1004. Com isso o RN tem uma média de 5,04 assassinatos por dia.

Os municípios que lideram a lista de homicídios são os mesmos. Natal com seus 337 casos aparece em primeiro, sendo seguida por Mossoró com 98. Depois temos Parnamirim com 84, São Gonçalo do Amarante com 46, Macaíba com 35 e Ceará Mirim e São José de Mipibu com 33 casos em cada.

De acordo com dados de Ivênio Hermes, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial, dessas mil mortes intencionais, 85% foram vítimas de arma de fogo, 8,3% de arma branca, 1,4% de algum tipo de ação contundente, que são objetos capazes de agir traumaticamente sobre o corpo humano, como pedras, paus, barras de ferro e taco de basebol. Em 2,2% dos casos as vítimas sofreram espancamento e na mesma proporção foram utilizados métodos diferenciados para causar a morte.

Em apenas 0,3% dos casos não houve qualquer meio de identificação do gênero da vítima, no restante, 93,1% dos homicídios foram contra homens e 6,6% contra mulheres. As vítimas abaixo de 15 anos totalizaram 1,8% das ocorrências e aquelas sem idade identificada chegaram a 6,6% dos casos. Foram 59,3% de pessoas pertencentes à faixa etária compreendida entre 15 e 29 anos, as acima dessa faixa 32,3%, ou seja, 61,1% pertenciam à população jovem do estado.

No Agreste Potiguar foram 7% de jovens menores de 29 anos de idade que perderam a vida de forma violenta intencional. Na Central Potiguar esse total chega a 5% e na Oeste outros 25%, ficando a maior parte das vítimas, 63% delas, para região mais perigosa do Rio Grande do Norte, o Leste Potiguar, justamente por abrigar a maior parte dos municípios pertencentes à Região Metropolitana de Natal.

“Desde 2011 que eu venho falando isso. O Governo não fez nenhum investimento parte investigativa e pericial da nossa polícia. Quando não se leva o criminoso para a justiça, ele é preso e solto. Ele volta a delinquir. Quando ele volta para as ruas, ele sente essa sensação de impunidade. Ele vem com mais força ainda e contra até as pessoas que representam autoridade”, destacou Ivênio Hermes.

Com a impunidade no RN, o Estado acaba se tornando um atrativo para criminosos de outras regiões. “Se um Estado vizinho nosso, como a Paraíba, por exemplo, está investindo em policiamento, eles percebem que lá a condição para cometer crime está complicada. Então eles migram para o Estado onde as facilidades são maiores, que é o nosso caso. Então nos tornamos um pólo atrativo para os criminoso”, frisou Ivênio, que ainda destacou a questão social como outro fator para o aumento da violência.

“Não existiu uma política pública nos últimos seis anos para colocar os jovens no primeiro emprego. Não houve aquela busca de retirar o deliquente juvenil da criminalidade e o colocasse em uma situação de que ele pudesse ter alguma recompensa. Com isso ele volta a delinquir. E o jovem que está fora do primeiro emprego, mas que sofre forte influência da criminalidade do bairro, ele vai entrar no mundo do crime, pois ele encontra facilidade de obter aquelas coisas que ele encontra todos os dias na mídia, que é a questão do consumo”.

Como solução imediata para tentar diminuir os números da violência, o especialista em segurança sugere operações “curtas” nos locais com maiores índices de criminalidade. “Esse estudo que eu faço, eu trago os locais onde as mortes acontecem, o tipo de crime entre outras coisas. Quando fazemos isso, criamos a mancha criminal. Então o que deveria ser feito é o Governo pegar efetivo do policiamento integrado, não pode ser só PM e nem somente Polícia Civil, e deslocar para aquela região onde está acontecendo mais crimes. Fazer operações curtas, não longas. Ir um dia na semana ou duas vezes e fazer a abordagem na região. Pois se tivermos uma operação longa, os criminosos, que se comunicam, deixam de ir para aquela região onde está tendo policiamento e partem para outras. Fazendo operações curtas, o Governo poderia juntar esforços e ir em cada bairro”.

Ivênio ainda lembrou da importância de se aumentar o efetivo do policiamento do Rio Grande do Norte. “Hoje o nosso efetivo policial não atende a demanda e nem mais a Lei de Responsabilidade que consta no programa Brasil Mais Seguro. É importante chamar as pessoas que foram aprovadas nos concursos para completar o quadro. É importante fazer outros concursos e também fazer o novo treinamento com o atual efetivo, pois os policiais precisam ficar mais preparados para o combate. Em várias operações, ou os policiais são baleados, ou o bandido morre, ou então o policial fica marcado pelos bandidos. É preciso treinar esse policial para tentar evitar o confronto”.

Por fim, o especialista em segurança criticou as viaturas que foram adquiridas recentemente pelo Governo do RN. “As viaturas são muito pequenas. O policial anda todo equipado, com armamento e colete, o que dificulta a saída dele das viaturas. Os policiais estão atirando de dentro das viaturas, já que demorar mais do que deveriam para sair dos carros. Isso acaba prejudicando o trabalho policial. As viaturas precisam ser maiores, com portas maiores que facilitem a saída do policial”.

sábado, 19 de julho de 2014

Reajuste para a Polícia Civil é sancionado no diário oficial do estado


A sanção ao reajuste salarial para delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi publicada na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado. Os percentuais — 66% para delegados, e de 35% para agentes e escrivães — são motivo de crítica por parte do Sindicato dos Policiais Civis, que criticam a disparidade entre uma categoria e outra. A discordância quanto à diferença dos reajustes concedidos para cada categoria motivou os agentes a adotarem uma mobilização denominada “Polícia Legal”. Em assembleia no último dia 14, os agentes e escrivães decidiram que, a partir desta terça-feira, não vão mais conduzir viaturas em condições ilegais. Ou seja, os agentes que não possuírem curso de formação específico para condução de veículos de emergência não poderão guiar as viaturas. Além disso, os carros que estejam com documentação atrasada serão entregues à Degepol. Na última terça-feira, agentes da Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM), em cumprimento à Operação Polícia Legal, fizeram a entrega de viaturas irregulares, coletes e munições vencidas. A medida desagradou o secretário estadual de Segurança Pública Eliéser Girão Monteiro Filho. Os reajustes, apesar de publicados, só entram em vigor a partir de março de 2015, e se referem à reposição salarial dos últimos quatro anos das categorias.
Fonte: Carinha da Net

O MC CAICÓ É ALVEJADO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NA CIDADE DE MOSSORÓ

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró,registrou por volta das 4:50hs da madrugada deste sábado 19 de julho de 2014 mais uma tentativa de homicídio na cidade.A ação criminosa aconteceu nas proximidades do mercado do Alto da Conceição. A vítima foi identificada como Michel Mendonça Gomes,conhecido popularmente como MC Caicó,de 18 anos de idade natural do Caicó e residente em Mossoró,foi alvejado com dois disparos de arma de fogo e segundo o Policial Militar Ocimar,da viatura 233, que atendeu a ocorrência,depois de baleado MC Caicó conseguiu correr até a rua Coelho Neto,e caiu próximo ao Posto Nacional. O Mesmo foi socorrido por uma Ambulância de Suporte Avançado do Samu para o Hospital Tarcísio Maia. Segundo o médico intervencionista, o estado de saúde da vítima inspira cuidados,uma vez que um dos disparos atingiu a região toráxica. A Polícia informou que MC Caicó,que ficou conhecido nas redes sociais com vídeos gravados por ele,de insultos a policiais,vinha praticando diversos delitos naquela região.


Passandonahora

Escolas do Campo de Tibau são contempladas com o programa Escolas Rurais Conectadas

As Escolas Municipais Idelzuite Fernandes da comunidade de Gangorra e Maria Helena Rebouças Marques da praia de Gado Bravo, ambas enquadradas nas características de escolas rurais, foram contempladas com internet 3G, resultando de uma parceria da Prefeitura Municipal de Tibau, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Telefônica Vivo, que é a entidade mantedora do programa “Escola Rural Concectada.” O projeto “Escolas Rurais Conectadas”, foi criado em 2012 por iniciativa da Fundação Telefônica Vivo com o objetivo fornecer conexão e infraestrutura tecnológica para escolas públicas em áreas rurais, A execução do projeto Escolas Rurais Conectadas é avaliado pela UNESCO, e é desenvolvido em parceria com o Future of Learning Institute, instituição que repensa a educação do século XXI apoiado nas inovações tecnológicas, nas mais recentes pesquisas e na globalização. O diretor do Cent De Ens Rural Aldenora Barbosa que gerencia as escolas do campo, prof.º Marquinho Tibau fica muito feliz em nome de toda a comunidade escolar do campo, que um dia foi considerada um ensino condenado ao desaparecimento e atualmente vem ganhando espaço como protagonista em termos de aprendizagem.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Agencia fecha depois de ser assaltada pela 5ª vez na cidade de Areia Branca

Atendimento ao publico esta suspenso mais uma vez(Foto Carlos Jr)

Um indivíduo se passou por cliente por volta das 14h00 desta quarta-feira (16), para logo em seguida anunciar o assalto aos atendentes da agência dos Correios em Areia Branca. De cara limpa, o assaltante recolheu uma quantia de dinheiro ainda não contabilizada, e em seguida deixou o local caminhando para destino ignorado. Durante o assalto, haviam poucos clientes no local e apenas dois caixas funcionavam. Foi o que revelou a Polícia Militar, após ser informada sobre o caso. Este é o quinto assalto registrado somente neste ano de 2014 na agência dos Correios de Areia Branca. Até o momento, nenhum dos crimes foi desvendado. As investigações dos assaltos ocorridos na estatal são de responsabilidade da Polícia Federal. O atendimento ao público foi suspenso por tempo indeterminado.

Portalcostabranca

Prefeitura Municipal de Tibau em conjunto com o Departamento de esportes deu inicio ontem ao 1º copa Futsal de Tibau



Na noiteOntem (15) foi iniciada a primeira Copa de Futsal da cidade Tibau , mais um grande evento organizado por Márcio Junior que estar a frente do Departamento de esportes em conjunto com a secretaria de educação que vem exercendo um excelente trabalho. A competição conta com 14 equipes que se enfrentaram as terças e quintas na quadra de esportes Santa Terezinha ,só lembrando que a quadra recebeu nova pintura , ganhou novas telas de proteção , novas redes e novos refletores e estão em construção novos vestiários e banheiros, o inicio da competição contou com as presenças dos secretários como , Aureliano Marques , Mario Ilas , Socorro Nascimento , Raimundo Nonato do Prefeito Naldinho e da Primeira Dama Carla Sabrina que mais uma vez está proporcionado lazer e esporte a População Tibauense ,na Oportunidade estava Patrocinadores como o Proprietário da Marcont e Conserv o Marcos Aurelio acompanhado da sua secretária Jara Paiva , a Quadra ficou lotada com direito a torcidas a equipes de Tibau , a competição ontem começou com os duelos de (06) equipes 1º jogo Master Cruzeiro(Tibau) contraGeraldão Icapui , 2º jogo aberto Galaticos (Tibau) contra o The Ville Boys (Tibau) , 3º jogo aberto Araujo (Icapui) contra Bad Boys(Grossos) as partidas contaram com os Árbitros Jerri Brasil , Leonardo e Ivan Ribeiro a 1º Copa Futsal de Tibau conta com uma super Premiação , 
1º colocado Master R$ 500,00 + Troféu e 2º colocado Master R$ 300,00 + Troféu e em seguida vem os Abertos com a Premiação do 1º colocado R$ 1.000,00 + Troféu e do 2º colocado R$ 500,00 + Troféu 


Cruzeiro de Tibau

The Ville Boys
Galáticos de Tibau

Márcio Junior , Socorro Nascimento , Mario Ilo e Giliardo
TRABALHAR PARA CRESCER

tovendotibau