terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Taxistas protestam contra presença do prefeito Francisco José Júnior em Tibau

Taxistas de Mossoró vigiam atuação dos profissionais de Tibau a fim de auxiliar na fiscalização da prefeitura

Omossoroense
No último final de semana, um fato até então nunca antes visto aconteceu em Tibau: taxistas da cidade realizaram protesto mostrando descontentamento em relação à presença do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, no município, durante a III Maratona de Revezamento Mossoró-Tibau. Taxistas estenderam faixas pela cidade mostrando que o prefeito mossoroense não era bem-vindo. 
Segundo informações publicadas no blog do jornalista Carlos Santos, ao ser recepcionado com o protesto dos taxistas, o prefeito Francisco José Júnior tentou escapar da movimentação, mas os taxistas dificultaram a "fuga" e passaram a 'persegui-lo' por entre ruas, ruelas, praias, em carreata até sua casa na Praia das Emanoelas. Com carros pichados com inscrições diversas, uso de faixas e outros meios de protesto, mantiveram a pressão, mas sem encontrá-lo.
"Fizemos este protesto para chamar a atenção do prefeito de Mossoró, para que ele se sensibilize com esta perseguição que está sendo feita contra nós, taxistas de Tibau. Alugamos uma garagem no centro da cidade de Mossoró há três anos para o embarque e desembarque de passageiros, sem ocupar as ruas, mas somos multados quando saímos", disse o diretor da Associação de Taxistas de Tibau (ATT), Fábio Júnior Nascimento.
Taxistas reclamam que as faixas de protesto contra o prefeito de Mossoró, estendidas desde a semana passada, foram arrancadas durante a madrugada do sábado, antes da chegada dele a Tibau. Com os carros pichados, os taxistas reclamam de perseguição devido ao fato de os profissionais de outras cidades não sofrerem as mesmas punições por embarcar passageiros no Centro.
O clima de tensão foi agravado com a presença de grande número de agentes de trânsito de Mossoró em Tibau. A justificativa para atuarem fora da sua jurisdição, circunscrita à área urbana de Mossoró, foi de que estavam dando apoio logístico à corrida esportiva da qual o prefeito estava participando. No entanto, a presença dos profissionais terminou elevando o mal-estar, segundo informou o jornalista Carlos Santos. 
Nas redes sociais, o prefeito mossoroense afirmou que a Prefeitura não tem colocado dificuldade para o trabalho dos taxistas de Tibau e que as medidas de fiscalização e multa são para garantir o cumprimento de acordo no transporte de passageiros.
"Da mesma forma como abrimos as portas para estes profissionais, esperamos o mesmo tratamento dos nossos vizinhos, o que não está acontecendo em Tibau, que proibiu que os taxistas de Mossoró retornem de lá com passageiros. Neste caso, nos obrigamos a utilizar o princípio da reciprocidade para proteger nossos taxistas [...]", declarou o prefeito em nota na rede social.
O acordo firmado verbalmente em reunião entre os taxistas das duas cidades, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, e os prefeitos de Mossoró e Tibau, combinaram o revezamento entre os profissionais dos municípios no transporte de passageiros. Contudo, taxistas de Tibau afirmam que o acordo seria válido apenas para os fins de semana e que os profissionais de Mossoró quebraram o combinado realizando o trabalho também durante a semana.

Taxistas de Mossoró fazem mutirão para denunciar os de Tibau

A reportagem do jornal O Mossoroense flagrou ontem uma cena que, a princípio, parecia ser de um acidente de trânsito, tamanho o número de viaturas e pessoas concentradas em um ponto próximo à Cobal. Entretanto, ao se aproximar do local, foi possível constatar que se tratava de um círculo formado por taxistas mossoroenses em volta de um taxista de Tibau que havia embarcado passageiro.
Os taxistas mossoroenses cercaram o carro do taxista de Tibau e chamaram a Polícia Militar, além dos guardas municipais de trânsito, e o "prenderam" no local para que não fugisse da multa. Na tensão entre os profissionais das duas cidades, saem prejudicados não só quem realiza o transporte, mas os próprios passageiros e a economia mossoroense, que perde consumidores ao impedi-los de deixar o Centro rumo às suas cidades.
Procurado pela equipe de reportagem do jornal O Mossoroense, Charlejandro Rustayne disse que não apoia ações como a dos taxistas mossoroenses.
"Discordo da ação dos taxistas, pois eles não podem agir como agentes da municipalidade. É importante esclarecer que, pegar passageiros dentro de Mossoró em direção a outras cidades é ilícito. Contudo, foi feito acordo com taxistas de outras cidades, mas, infelizmente, os de Tibau foram os únicos que não aceitaram. Por isso, se faz necessária fiscalização especial", disse o secretário.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Divulgada estrutura do Carnaval de Tibau 2015

Será montada uma super estrutura no interior da Arena Show, com camarote, palco 360°, trio percorrendo a arena

A Gondim & Garcia e KN Produções acabam de divulgar a estrutura do Carnaval de Tibau 2015. O evento contará com uma super estrutura montada no interior da Arena Show, contendo um camarote, palco 360° para shows, trio percorrendo a Arena, enfermaria, bares e banheiros, tudo pensado para garantir total conforto e comodidade aos foliões.

Os pacotes para os quatro dias de folia já podem ser adquiridos no Centro Empresarial Caiçara, loja 05, em Mossoró, na loja Havaianas do Midway Mall, em Natal, ou através do site www.gondimgarcia.com.br. Os interessados podem optar pelas modalidades VIP ou Camarote.

Além da programação noturna, que contará com grandes atrações como Aviões do Forró, Gabriel Diniz, O Rei da Cacimbinha, Cavaleiros do Forró, Saia Elétrica, Municipal Santos, Xexéu e muito mais, o Carnaval de Tibau ainda será animado por mini trios nas praias, troças, blocos pelas ruas da cidade e encontro de paredões.

No sábado de carnaval (14) o público irá curtir os shows das atrações O Rei da Cacimbinha, Cavaleiros do Forró, Xexéu e Renata Falcão. No sábado (15) é a vez de Gabriel Diniz, João Neto, Ewerton Linhares e Danilo Nikson fazerem suas apresentações no trio e no palco da Arena Show.

Já Aviões do Forró, Dayvid Almeida, Netinho Santos e Swingado chegam para animar o público na segunda de carnanal (16) e, encerrando a festa, na terça (17) tem Saia Elétrica, Municipal Santos, Banda Inala e Forró dos 3.

Outras informações sobre valores e formas de pagamento podem ser adquiridas nas Centrais de Atendimento e Vendas, pelos telefones (84) 3316-5366, de Mossoró, e (84) 3313-3885, de Natal.

Galego da Barra foi alvejado com dois tiros na cabeça em Grossos na madrugada deste domingo


Por volta de 1:30 hs da madrugada deste domingo (25/01) aconteceu uma tentativa de homicídio na cidade de Grossos/RN. A vítima é um jovem de nome Tallis Sanderson Ferreira de 26 anos, conhecido no município e região como "Galego da Barra", morador da Comunidade da Barra, zona rural de Grossos. Seu pai o senhor Francisco Ferreira de 48 anos esteve no hospital e seguiu para Mossoró. Segundo informações, Galego da Barra após beber dormiu no chão de um dos locais de diversão no centro de Grossos (Corredor da Folia) conhecido como o Enigma. O local já estava fechado e não tinha movimento algum. Uma pessoa não identificada disparou dois tiros na cabeça da vítima. Galego foi levado para o Hospital Flaviana Jacinta ainda com vida e lá foi realizado a intubação e transportado para Mossoró já por volta das 2:30 hs.

Passandonahora

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Polícia de Grossos fecha boca de fumo na comunidade da Barra.



Por volta das 18 horas deste sábado o Policiamento de Grossos estourou uma boca de fumo na comunidade da Barra, região rural do município de Grossos/RN. 

Seguindo denúncias, o Sgt. Sóstenes acompanhado dos policiais Cb Sabino e os Sd’s Josivaldo, Flávio e Luiz Carlos se dirigiram até a comunidade da Barra e lá se depararam com três jovens que ao ver a viatura tentaram se esconder.

A polícia entrou na residência onde estavam os jovens e após serem interrogados, a polícia encontrou 54 pedras de Crack, uma pedra de maconha envolta de uma embalagem de chocolate e R$ 706,00 em dinheiro fracionado. 

Entre os três jovens, Paulo Ricardo Freire do Nascimento 22 anos de idade natural de Mossoró, conhecido como Paulo da borracharia, assumiu a responsabilidade pelo entorpecentes. 

Os três jovens serão encaminhados para a delegacia de Tibau onde serão realizado todos os procedimentos cabíveis dentro da lei.

Ocamera

sábado, 10 de janeiro de 2015

Governadores caciques acabaram com o efetivo policial do RN

Hoje a equipe de segurança do governador, Robinson Faria, revelou uma informação que certamente desesperadora para o povo potiguar. 
Durante 25 anos que os governadores caciques governaram o Rio Grande do Norte, o efetivo das policias civil e militar foi reduzido e desmobilizado. Para se ter uma ideia, a Polícia Civil deveria funcionar com 5.000 pessoas, hoje tem apenas 1.600. Na Policia Militar, onde é necessário um efetivo de 13.500 policiais, hoje, só conta com 8.800. Destes 8.800 policiais, 30% estão fora das ruas, 10% cedidos a outros órgãos, e mais 10% de licença ou férias. Assim, a Policia Militar conta apenas com 5.000 policiais em operação de repressão em todos os municípios. 

Fonte: Blog do Primo

PREFEITO NALDINHO DE TIBAU, CONCEDE ENTREVISTA , ONDE ABORDA VÁRIOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO VERANEIO DE TIBAU, ASSIM COMO CARNAVAL ETC...

Prefeito Josinaldo Marcos de Souza (Naldinho PSD)


1. Como estão os preparativos da cidade para o verão 2015?

R - A Prefeitura tem trabalhado visando não apenas o veraneio. Nós temos uma mentalidade diferente do que sempre aconteceu em Tibau. Gradualmente, estamos organizando a cidade, a administração, para que tudo funcione a contento em qualquer época. Mas claro que o veraneio, termina exigindo providências especiais. 

2. Quais foram as principais ações estruturais realizadas pela prefeitura?

R - Na Saúde, adquirimos uma ambulância, reformamos o PSF, instalamos laboratório para agilização de exames, além de termos médico de plantão 24 horas dias. Temos diversos especialistas. Estamos em fase final de uma nova Unidade Básica de Saúde, entre outras iniciativas. Também teremos o Samu 24 horas no período, graças à parceria com Prefeitura de Mossoró. Na Segurança, ampliamos a força policial do Estado, pagando diária operacional, com custeio que inclui alimentação, hospedagem e até manutenção de veículos. Não é nosso papel, mas fazemos esse esforço. Em termos de limpeza urbana há coleta diária. Temos aumento no efetivo, maquinário e veículos, mas precisamos que veranistas e banhistas colaborem. A Prefeitura não pode tudo. A iluminação passa por ampliação e reposição de luminárias da rede, assegurando melhoria considerável no serviço. Em termos de pavimentação à paralelepípedo e asfalto investimos quase R$ 12 milhões em menos de dois anos. 

3. A insegurança tem sido uma reclamação constante, o que a prefeitura fez para melhorar a segurança?

R - Como eu já disse anteriormente, estamos investindo numa área em que o Estado se mostra incapaz de atender às necessidades da população e cumprir seu dever. Estamos fazendo um esforço incrível para garantir meios para que a Polícia possa trabalhar com maior contingente e com dignidade, a serviço da população. 

4. Qual será o contingente de policiais no verão, e é suficiente?

R - Serão 30 policiais militares diariamente. Nos finais de semana, serão pelo menos 50. Haverá também fiscalização na RN-013 com a Polícia de Trânsito, em pontos não divulgados, numa quantidade de homens e viaturas que não podem ser divulgados. Quero lembrar, que a Prefeitura tem feito um esforço financeiro enorme, para assegurar essa estrutura, que não é nossa obrigação. Precisamos de mais, mas não temos como. Por isso que já solicitei apoio ao governador Robinson Faria, que me assegurou ampliação desse contingente.

5. Nos últimos anos, Tibau tem perdido muitos veranistas para praias do estado do Ceará, o que a prefeitura tem feito ou pretende fazer para recuperar a preferência dos banhistas?

R - Sozinha e isoladamente, a Prefeitura não pode tudo. Transformar Tibau num destino turístico, numa atração permanente, na maior parte do ano, só será possível com uma série de ações que envolvam Prefeitura, Estado e iniciativa privada, além de recursos da União. Temos belezas naturais, mas isso não é suficiente. Ganhamos uma estrada duplicada, mas se não oferecermos condições para um melhor aproveitamento do potencial que possuímos, tudo será em vão. 

6. Existe muita reclamação dos veranistas com relação aos preços praticados no verão em Tibau, a prefeitura tem procurado de alguma forma negociar com os comerciantes para a prática de preços menos abusivos?

R - Existe uma lógica mais forte do que qualquer argumento que a Prefeitura possa lançar: o consumidor não volta ao lugar onde ele se sentiu explorado e não teve atendido seu paladar, atendimento e higiene. Haverá uma natural seleção e vão sobreviver os que melhor se adaptarem à realidade da concorrência. O trabalho da Prefeitura é criar condições para que consumidores e comerciantes possam ter uma relação sadia e boa para as duas partes. 

7. Qual a contribuição que a Prefeitura de Mossoró está dando para o verão, considerando que Mossoró se muda para Tibau?

R - Abrimos diálogo com o prefeito Francisco José Júnior. Nossa conversa é muito prática e clara. Na Saúde, teremos o suporte do Samu, por exemplo. Mas vamos continuar conversando na busca de parcerias mais ampliadas, criando consórcio intermunicipal que possa criar outras formas de colaboração. Mas o que cobro mais do mossoroense é apoio ao que temos feito para melhorar infraestrutura de Tibau, desde a limpeza urbana à segurança, Saúde e pavimentação. Há um esforço com resultados nunca antes alcançados por qualquer antecessor meu. Se tivermos a colaboração de quem estiver lá como veranista e banhista, os resultados serão ainda melhores. Precisamos de uma consciência pessoal e coletiva. A Prefeitura não faz milagres com uma população que num final de semana pode chegar a 80 ou 100 mil pessoas. 

8. Existe algum projeto para dotar as praias de Tibau de maior estrutura no futuro?

R - Estamos cumprindo etapas. Em menos de dois anos, priorizamos a reorganização ou organização administrativa, respeito ao servidor, Saúde, Educação e outras prioridades. Entramos numa nova etapa em que a aposta também será no pleno aproveitamento do potencial turístico de Tibau. Estamos buscando apoios, parcerias, temos porta-vozes importantes como os deputados José Dias, Souza, Fábio Faria e um canal direto com o governador Robinson Faria. Mas também estamos montando equipe técnica para formatação de projetos que vão valorizar e urbanizar nossa orla, padronizando barracas e dando garantias para investimentos seguros da iniciativa privada. Tibau será outra ao final desse quatro anos, preparada para um grande salto para o futuro.

9. A prefeitura vai realizar algum evento durante o verão?

R - A Prefeitura do Tibau tem procurado, através de seus setores de Turismo, área Social e Saúde, criar campanhas educativas e de prestação de serviço para os moradores nativos, turistas, veranistas e banhistas. Apostamos em eventos voltados para as crianças, juventude e idosos como forma de integração social. Mas conversamos com a iniciativa privada para que ela possa ser a investidora direta num mercado potencialmente muito forte.

10. E o carnaval, vai ser realizado, seja pela prefeitura ou pela iniciativa privada?

R - A iniciativa privada deverá realizar Carnaval e outras iniciativas festivas no veraneio. O período já tem muita coisa anunciada e programada. A Prefeitura dá apoio dentro dos limites de seus recursos. Nós não temos como priorizar Carnaval, por exemplo. Vamos dar apoio para que as pessoas sem maiores recursos tenham um carnaval popular, sadio e de qualidade, mas o grosso dos investimentos virá da iniciativa privada, que sabe do potencial de Tibau. Temos expectativa de receber milhares de foliões e veranistas de várias partes do RN, Paraíba e do Ceará, além de outros estados.

Jornaldefato

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Corpo sem identificação encontrado no corredor que dar acesso à praia de manibu

O corpo de um homem moreno, ainda sem identificação e com idade aproximada de 30 anos foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (08/01), na estrada que dar acesso à praia de Manibu, próximo a alguns mangues e há um loteamento residencial.

A vítima estava trajando calça jeans, bota, pulseira dourada, e possivelmente seria algum trabalhador da firma de melão, ou algum vaqueiro. Ele teria sido assassinado e depois queimado o corpo.

Um rapaz que chegou ao local, com autorização dos policiais, verificou se seria um parente dele, já que rolou boatos de que seria um jovem de Ibicuitaba, conhecido por “Futuquinha” mas segundo ele não era e foi descartado essa possibilidade.

A polícia está no local, isolou o corpo por conta dos curiosos. O corpo ainda está no local esperando a perícia, que possivelmente virá de Russas.



Icapuípatrulha


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Taxistas de Tibau se dizem impedidos de trabalhar

Eles alegam que os agentes de trânsito estão sujeitando os taxistas da cidade praiana a multas, caso transportem os passageiros, a partir de um ponto que fica instalado no Aceu, no centro de Mossoró.

Os taxistas de Tibau vivem um impasse com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Mossoró (SEMOB). Eles alegam que os agentes de trânsito estão sujeitando os taxistas da cidade praiana a multas, caso transportem os passageiros, a partir de um ponto que fica instalado no Aceu, no centro de Mossoró.

Segundo Eider Dantas, representante da Associação dos Taxistas de Tibau (ATT), no dia 29 de dezembro, foi realizada reunião, no gabinete da Prefeitura de Mossoró, com a presença do chefe do Executivo Francisco José Júnior, do secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, do prefeito de Tibau, Josinaldo Marcos, e de um advogado representando os taxistas de Tibau.

“Todo ano, temos problemas como o secretário de Mobilidade. É lamentável que, no período de veraneio, retirem os taxistas de Tibau e coloquem apenas os de Mossoró para realizar a atividade”, declarou Eider.

Já no dia 30, foi promovido outro encontro para definir como funcionaria o transporte de passageiros de Mossoró a Tibau e de Tibau a Mossoró, no período que se estende até o final do Carnaval.

“No dia 30, ficou acordado que o transporte de passageiros iria funcionar em regime de alternância tanto em Mossoró como em Tibau nas sextas, sábados e domingos. Ou seja, os taxistas das duas cidades poderiam pegar passageiros em ambos os municípios, respeitando a alternância. Um taxista de Tibau transportaria passageiros, depois seria a vez de um profissional de Mossoró”, explicou .

Contudo, o representante da ATT destaca que esse acordo foi rompido na manhã de ontem, 6, em Mossoró. “Alguns taxistas de Mossoró procuraram o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro, e afirmaram que queriam que o regime de alternância fosse realizado todos os dias. Hoje [ontem], pela manhã, o secretário acionou a polícia e os agentes de trânsito. Os agentes multavam os taxistas de Tibau, caso transportassem passageiros que estavam em Mossoró”, frisou.

Eider salienta que o acordo não foi cumprido e nem documentado. “Nós reivindicamos que o acordo tenha validade. Não é a primeira vez que somos tratados assim. É um tratamento diferenciado. Os taxistas de outras cidades não estão sendo incomodados, apenas os de Tibau.

Nossa reportagem conversou com Luís Corrêa, gerente executivo de Trânsito de Mossoró. Ele confirmou a realização da reunião e o acordo estabelecido, mas disse que as regras foram desrespeitadas pelos próprios taxistas de Tibau.

“O próprio secretário de Mobilidade Urbana foi ao Aceu, onde um taxista de Tibau disse que não queria cumprir o acordo. Mediante a essa atitude, o acordo foi rompido. Como apenas os táxis de Mossoró estão regulamentos para a realização do transporte na cidade, adotamos a aplicação de medidas corretivas aos taxistas de Tibau, uma vez que eles não estão habilitados a realizar o transporte de passageiros aqui”, disse.
GAZETADOOESTE

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Trio rouba carregamento de munição na Grande Natal

Caminhão onde estava a munição, que foi roubada (Divulgação/PM)

A Polícia Militar registrou o assalto de um carregamento de munição na madrugada desta terça-feira (6) em Parnamirim, na Grande Natal. "Dá para montar um mini exército com isso", disse o major Wellington Camilo, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com a nota fiscal recebida pelo comandante do 3º BPM, foram roubados 80 mil projéteis de munição calibre 38, sete mil projéteis de calibre 380, 80 mil espoletas, 16 quilos de pólvora e 1.570 cartuchos de calibre 12. O carregamento tinha como destino uma empresa que treina vigilantes em Natal.

O major Camilo relata que o assalto foi cometido por três pessoas. "Eram dois homens e uma mulher. Renderam o motorista, que estava no caminhão dormindo por trás de uma concessionária, e fugiram com o carregamento", afirma. O assalto aconteceu por volta das 3h e nenhum dos suspeitos do crime foi localizado até o momento. (fonte: G1RN)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Um suspeito morto e outro baleado durante tentativa de assalto a comércio na Praia de Gado Bravo em Tibau

Informações repassadas pela Polícia Militar,dão conta de que uma tentativa de assalto em Tibau,no início da noite deste domingo 04 de janeiro,terminou com um assaltante morto e outro baleado. 


De acordo com as informações,dois indivíduos em uma Titan de cor preta e placa não anotada tentaram assaltar um estabelecimento comercial na praia de Gado Bravo,mas foram surpreendidos por um policial apaisana que estava no local e ao perceber a ação dos indivíduos,abriu fogo contra os mesmos. 

Um dos suspeitos,identificado como italo Marques,22 anos morador do Loteamento Santa Helena em Mossoro, foi alvejado durante a ação e socorrido para o Hospital local,mas não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade hospitalar. 

O outro acusado,também sem identificação,possivelmente tenha saído baleado,mas conseguiu fugir na motocicleta em direção a cidade de Grossos. 

A Polícia Militar,sob o comando do Tenente Júlio Cesar está em diligências,no sentido de localizar o prender o meliante.

Familiares de Ítalo Marques,que estiveram no ITEP,para reconhecimento do corpo, contestam a versão da Polícia,de que ele teria tentado praticar um assalto e diz que o mesmo era um trabalhador,inclusive funcionário da Usibras a um ano e quatro meses e que não tinha envolvimento com o crime.


Redação: Fimdalinha

domingo, 4 de janeiro de 2015

Esquema de segurança rigoroso reduz ocorrências em Tibau


Com uma fiscalização rigorosa em decorrência da "Operação Verão", montada desde o dia 21 de dezembro, nas praias do litoral do Estado, o número de ocorrência tem sido muito reduzido nas praias frequentadas pelos mossoroenses. Principalmente Tibau, para onde a população se transfere no período de veraneio.
Em Tibau, as equipes do trânsito e da ronda ostensiva da Polícia Militar têm atuado com muito rigor, tanto nas estradas que dão acesso à orla marítima, quanto à beira-mar, inibindo assim a ação dos criminosos e combatendo o abuso de motoristas sob efeito de álcool ao volante.
"Esses primeiros dias de veraneio estão diferentes dos anos anteriores, quando os motoristas abusavam do excesso de álcool ao volante e desafiavam as autoridades policiais dirigindo embriagados. Para se ter ideia de como o comportamento dos condutores de veículos está mudado, no feriado do dia 1° de janeiro realizamos mais de 50 testes de bafômetro e nenhum deles deu positivo", explicou o policial militar Charles, do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), que está patrulhando Tibau.
Para o policial militar, os motoristas que excedem na bebida estão evitando dirigir, entre outros fatores, por causa dos valores das multas, que estão bem elevadas, causando um prejuízo de R$ 1.915,00 para quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool.
"Quando o motorista é pego dirigindo embriagado o valor da multa é muito salgado, o sujeito chega a desembolsar quase dois mil reais. Diante disso, os motoristas bebedores estão botando as mulheres para dirigir e evitar, assim, problemas com a fiscalização", disse Charles.

Multa
A nova Lei Seca foi sancionada em dezembro e regulamentada em janeiro. As regras ficaram mais duras. A multa por dirigir sob o efeito de álcool, que era de R$ 957, subiu para R$ 1.915. Se o motorista voltar a ser flagrado no período de um ano, o valor chegará a R$ 3.830.
"A Lei Seca, que permitia pequenas concentrações de álcool no organismo, agora não tolera nem sequer uma gota. Para o motorista não ser punido, o exame de sangue precisa apontar concentração zero de álcool. No bafômetro, aceita-se um índice mínimo, mas isso se deve à margem de erro dos aparelhos", destacou.
Além do rigor nas estradas, na orla marítima, os policiais militares estão combatendo ainda o excesso de aparelhos de sons ou paredões, fazendo um trabalho educativo e posteriormente ostensivo.
"O policiamento ambiental, o de trânsito e os que estão na ronda podem autuar qualquer sujeito que esteja abusando na altura do som e/ou andando com veículos automoteres na orla onde os banhistas ficam", concluiu.

PRF utiliza radar móvel para fiscalizar estradas federais
Os motoristas que transitam pelas rodovias federais que dão acesso ao litoral do Rio Grande do Norte devem ter bastante atenção para não serem pegos pelas fiscalizações móveis, montadas em pontos estratégicos. Para evitar acidentes e garantir a segurança, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está intensificando as fiscalizações com o auxílio de radares móveis durante a "Operação Rodovida".
Segundo a PRF, a multa pode variar de R$ 85 a R$ 574 para quem exceder os limites de velocidade máxima permitida nas rodovias federais. Nos casos de ultrapassagens proibidas, a multa pode chegar a R$ 1.915. As equipes de fiscalização revelam que já fizeram mais de 15 mil registros em duas semanas de operação. 
As BRs 304, 405 e 110, rotas utilizadas para se chegar ao litoral, já contam com a fiscalização
A maioria, motoristas flagrados nas BRs 406 e 304. O radar portátil é posicionado em pontos críticos das rodovias. A prática de sinalizar e avisar sobre as fiscalizações nas estradas está gerando multas e, para esse tipo de infração a penalidade é média. 
O valor da multa é de R$ 85 e o motorista ainda perde cinco pontos na carteira. 
A primeira etapa da "Operação Rodovida" segue até 31 de janeiro. A segunda etapa deve começar dia 21 de fevereiro e se estende até 9 de março.

Adolescente apreendido com motocicleta roubada tentando furar bloqueio policial em Tibau
Durante o feriado de 1° de janeiro, uma equipe do DPRE apreendeu em flagrante um adolescente de 17 anos, natural de Baraúna, tentando entrar na cidade de Tibau com uma motocicleta roubada.
De acordo com as informações repassadas pelos policiais do DPRE, por volta das 11h30, o menor tentou furar um bloqueio na RN-013, que liga Mossoró a Tibau. Na ocasião, o adolescente quando percebeu que seria parado na blitz tentou escapar dos policiais, mas acabou detido.
O jovem foi autuado na Delegacia de Plantão de Mossoró e em seguida encaminhado à Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA).
A motocicleta com queixa de roubo foi levada para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), onde será devolvida ao proprietário.
Omossoroense

Veraneio faz população de Tibau crescer mais de 25 vezes

Banhistas lotam a cidade na época de fim de ano até o período carnavalesco

Distante 42 km de Mossoró, a cidade de Tibau recebe grande volume de turistas entre os meses de dezembro e janeiro. No período do veraneio, a população da cidade praiana deve receber cerca de 100 mil visitantes, um número de pessoas 25 vezes maior que a população que mora no município. 
O aumento sazonal na população ajuda a aquecer a economia da cidade litorânea, sobretudo no setor imobiliário, com o aumento na procura de aluguéis por famílias que pretendem passar o vereneio. A movimentação à procura por casas de praia inicia desde dezembro, onde muitas famílias procuram um imóvel para passar a virada do ano. 
"Gosto de passar o réveillon em Tibau com os amigos. Nós aproveitamos para ficar mais uns dias na casa de um amigo curtindo a praia, é uma ótima forma de começarmos as férias, de conhecer gente nova, é minha data favorita do ano", disse a dona de casa Jane Souza.
Além dos imóveis, o comércio em Tibau costuma ficar aquecido neste período, ajudando a economia local. Alguns estabelecimentos comerciais de Mossoró, inclusive, migram para Tibau neste período em busca da clientela. 
Os donos de restaurantes e pousadas também sentem os efeitos positivos do aumento da população. Os ambulantes que vendem seus produtos à beira-mar comemoram o intenso movimento de turistas, que representa um bom dinheiro extra para começar o ano. "É uma época muito boa para vendas. Nesses primeiros meses do ano consigo aumentar o faturamento em quase 50%", diz o vendedor ambulante Francisco da Silva.

Aumento da população tibauense exige planejamento
O crescente aumento da população em Tibau nos primeiros meses de ano exige planejamento. A infraestrutura, a segurança, a organização do trânsito, entre outras questões estruturais nem sempre ficam a contento dos veranistas, atrapalhando um pouco daqueles que escolhem a cidade para aproveitar as férias. 
"Todo ano são os mesmos problemas em Tibau. Neste ano, com a duplicação da RN-013, melhorou o trajeto até chegar aqui, mas na cidade pouco mudou. É muita gente, e a cidade não se prepara para receber tantas pessoas. Vou passar o veraneio em Tibau porque já é o costume, mas o município precisa de um melhor planejamento para receber os turistas", diz a estudante Izabelly Freitas. 
Para atender à demanda, o abastecimento de água na cidade deverá ser reforçado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Desde o dia 23 do mês passado, a companhia substituiu o conjunto de bombas de uma vazão de 120 mil para 270 mil litros de água por hora, medida que se estenderá até depois do Carnaval.
Parceria entre a Prefeitura de Tibau e Prefeitura de Mossoró visa ampliar os serviços de saúde e de segurança. Com o convênio, serão disponibilizadas uma equipe e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o município de Tibau no período de janeiro a março de 2015.
A segurança também é reforçada nesse período, através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Tibau e a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Polícia de Trânsito e a Marinha do Brasil.
Omossoroense