terça-feira, 30 de abril de 2013

Viatura da Policia Militar da cidade de Jardim de Angicos capota na RN-023


 
Viatura da PM capota na estrada de jardim de Angicos (Foto:Sesimar)

A viatura da Polícia Militar de Jardim de Angicos capotou no final da manhã desta terça-feira(30) na RN Jardim de Angicos-João Câmara, mais precisamente na curva da fazenda Zé Moreira.

Segundo informações do blogueiro Sezimar Fonseca na sua página no facebook o cabo R. César era quem conduzia a viatura. 
 
O cabo foi socorrido por populares para o Hospital Regional de João Câmara.segundo o Soldado Lima que estava no hospital quando o cabo RCésar deu entrada disse que ele estava consciente, mas reclamava de uma pancada na cabeça e no peito.

CONHEÇA TIBAU, UMA DAS PRAIAS MAIS TRANQUILA DO RN


Vista da Cidade de Tibau - RN
Tibau existe desde o período do Brasil Colônia quando já tinha relato do "Morros Vermelhos" e por muitos anos representou apenas uma vila de pescadores. O lugar ganhou esse nome devido a sua posição geográfica. É que a palavra tibau é de origem tupi e significa entre rios; e Tibau se encontra entre os rios Jaguaribe, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
É fato que, desde então, Tibau se apresenta como um lugar muito tranquilo e, sem sombra de dúvidas, detentora de uma das melhores praias do Brasil. Durante muito tempo, Tibau foi município de Grossos – RN, mas, em 21 de dezembro de 1995, por meio da Lei n.º 6.840, obteve o status de cidade. Como toda cidade, Tibau também tem uma Câmara Municipal, a qual é constituída por 9 (nove) vereadores, todos eleitos pelo voto popular.
Uma parte de Tibau está localizada no Rio Grande do Norte e a outra no vizinho estado do Ceará. Em ambas as partes há uma larga faixa de areia fina e clara, um coqueiral a perder de vista, um belíssimo mar azul, dunas e falésias, onde ainda são vistos pequenos morros com camadas de areias coloridas, matéria-prima utilizada na confecção das chamadas garrafas de areias coloridas, um dos produtos do artesanato local. Por perto há ainda diversas salinas e fazendas; nessas últimas pode ser encontrada uma boa parte da fruticultura produzida no estado, entre as quais se destacam as de melão, um dos principais produtos de exportação do estado. 

Esta cidade do litoral norte do Rio Grande do Norte tem uma característica incomum às cidades brasileiras: a maioria de seus imóveis residenciais é formada de segundas residências de cidadãos que moram e trabalham em outras cidades brasileiras, sendo a maior parte deles proveniente de Mossoró, onde residem os mais assíduos frequentadores das belas (e seguras) praias de Tibau. A vinda dessas pessoas a Tibau ocorre, principalmente, nos finais de semana, feriados e durante os meses de janeiro e julho, períodos em que há férias escolares.
A cidade de Tibau apresenta clima semiárido tropical, com temperatura média de 27ºC.O Censo Populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, informa que a população total da cidade (urbana e rural) é aproximadamente 3.700 habitantes.Sem sombra de dúvidas, Tibau possui belas praias (a mãe natureza foi bastante generosa com essa parte do Atlântico – litoral norte do RN) e, como se isso não bastasse, o Sol colabora o ano inteiro, propiciando dias bem quentes e ensolarados, bem próprios de uma cidade que se presta muito bem ao turismo de sol e praia; não tenham dúvidas, a cidade é ideal para isso.

Apesar do mar da orla de Tibau apresentar ondas que se prestam à prática de certas modalidades esportivas náuticas, como por exemplo, kitesurf e windsurf, não há registro de morte por afogamento em qualquer de suas praias. Um fato que também merece destaque é a temperatura da água do mar das praias de Tibau; ela é morna, principalmente nos finais de tarde, não importa a época do ano. Ah, um fato que também não pode deixar de ser mencionado é: a praia é plana, bastante extensa e não existem arrecifes e rochas submersas nas praias de Tibau, o que permite muito mais tranquilidade ao banhista.




















Obra da RN 013 que liga Mossoró a Tibau pode parar por falta de repasses



A obra de duplicação da rodovia RN-013, que liga Mossoró a Tibau, agora caminha a passos lentos e pode até parar. O motivo seria a falta de repasses por parte do Governo do Estado à construtora responsável pelos serviços, a CLC Construtora.

 De acordo com informações coletadas pelo Repórter , existe uma pendência de cerca de R$ 20 milhões com a empresa, o que estaria dificultado o andamento e continuidade dos serviços.
A duplicação da estrada Mossoró/Tibau foi iniciada em agosto de 2012 e está prevista para ser concluída em 12 meses, segundo informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Para a obra, o Governo do Estado está investindo pouco mais de R$ 38 milhões.

Multa para patrões é fixada


Brasília (AE) - O patrão que firmar um acordo com o empregado doméstico na demissão sem justa causa pode ter a multa sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) reduzida para 5%. Se não houver acordo, a multa sobe para 10%. 

Agência Senado
Jucá: Redução da multa é essencial para orçamento das famílias
Jucá: Redução da multa é essencial para orçamento das famílias

É isso o que proporá o senador Romero Jucá (PMDB-RR) no projeto que está elaborando para regulamentar os pontos polêmicos da chamada PEC das domésticas. A multa de 5% do FGTS vale nos casos em que seja possível entendimento entre as partes, onde se alcançaria a chamada culpa recíproca.

Escolhido como relator para a normatização da PEC, Jucá proporá uma regulamentação fatiada. Um projeto tratará do ambiente e carga de trabalho, tais como necessidade de usar um banco de horas, e as condições de prestação do serviço. Outro será voltado para questões “financeiras”, como a multa do FGTS e contribuições patronais, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o seguro-desemprego.

Na primeira proposta, o senador também vai sugerir a regulamentação dos cuidadores de idosos. “Eles precisam de um tratamento específico porque tiveram um outro preparo para exercer a profissão.” 

Para esses profissionais, Jucá dará três opções: trabalhar no regime normal de empregado doméstico, com jornada de trabalho de 44 horas semanais, um regime especial de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso, ou que eles se tornem microempreendedores individuais, prestando um serviço para as famílias como pessoa jurídica.

Banco de horas

Jucá definirá as situações em que se pode ou não usar o banco de horas, que valerá por um ano. “Por exemplo, empregado que dorme no emprego ou que fica na casa do patrão no domingo não terá seu horário de descanso contabilizado como hora trabalhada.” 

A possibilidade de o doméstico fazer mais de duas horas extras por dia, o que a atual legislação proíbe, também será abordada.

A intenção de evitar uma demanda trabalhista maior pode não ser efetivada com essa proposta de reduzir a multa sobre o FGTS em casos de acordo. Em reunião com o senador na semana passada, a presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos, Creuza Maria de Oliveira, disse não aceitar a redução da multa do FGTS de 40%.

“Lutamos por direito iguais”, disse Creuza. Para Jucá, a redução da multa é essencial para que os patrões consigam arcar com os custos. 

O senador disse ainda que a minuta estabelece o REDOM - Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Doméstico, um refinanciamento dos débitos previdenciários anterior a Emenda Constitucional 72 de 2013. Todos os detalhes serão fechados hoje em uma reunião na Casa Civil. 

A proposta de Jucá é apresentar a minuta até a quinta-feira (25) para os senadores e deputados da Comissão Mista de Consolidação das Leis. Uma vez aprovados na comissão, os projetos seguem para o plenário da Câmara dos Deputados e depois para o plenário do Senado.

Falta de escolta faz preso velar corpo da mãe em pavilhão de segurança máxima

Penitenciária Estadual de Alcaçuz

O presidiário Severino dos Ramos Feliciano Simão, 33, que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, conseguiu na Justiça um fato inusitado, no último domingo (28). Ele velou o corpo da mãe no Pavilhão V da unidade, depois que não teve agentes penitenciários para escoltá-lo até o cemitério, onde o enterro ocorreria. 
Segundo informações, a permissão para a entrada do corpo de Maria das Graças na penitenciária foi autorizada pela juíza Flávia Sousa Dantas Pinto, da comarca de Nísia Floresta, que acatou o pedido do advogado do preso, que há mais de 14 anos não via a mãe. 
O diretor da unidade, Adalberto Linhares, cumpriu a decisão, mas não permitiu que fossem feitas imagens do velório, pois não foi liberada a entrada de câmeras fotográficas, de vídeo ou celulares. Adalberto Linhares justificou a falta de agentes penitenciários para levar Severino ao cemitério porque a escolta é limitada nos finais de semana. 
O corpo de Maria das Graças chegou a Alcaçuz acompanhado da esposa do preso e outros familiares. A decisão da juíza foi favorável ao pedido dos advogados, que se basearam no artigo 120 da Lei de Execuções Penais, que permite que os presos possam sair em caso de doença ou morte de familiares.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Marinha alerta perigo de ressaca no RN

Com as chuvas, vem o alerta da Marinha do Brasil aos navegantes dos mares potiguares.

A previsão é de ressaca com ondas de NE/N, de 2,5 metros, na área oceânica entre as cidades de Camocim (CE) e Touros (RN), a partir das 3 horas desta madrugada a ao meio-dia desta terça (30).

Portanto, todo cuidado é pouco e a Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nesse período, e que as “demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança”.

Mais informações sobre previsões meteorológicas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM:    http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/index.htm

Pedido de registro profissional pode ser feito pela internet a partir de hoje


Brasília – As solicitações de registro profissional expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego poderão ser feitas pela internet a partir de hoje (29). O novo sistema está disponível para os seguintes estados: Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Até então, os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão tinham de solicitá-lo mediante apresentação nas superintendências do Trabalho, com a documentação exigida. Para retirar o registro, a superintendência estabelecia um prazo, sem que o profissional pudesse acompanhar o processo. Pela internet, por meio de protocolo, é possível rastrear a tramitação do pedido.

Nos estados ainda não contemplados pelo novo sistema, o método de registro anterior é o que está em vigor. A Bahia, Minas Gerais, o Paraná, Pernambuco, São Paulo, o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos estados incluídos no sistema. De acordo com o ministério, o objetivo é levar a informatização a todos os estados, mas ainda não há prazo para a implementação.

Por meio do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), o trabalhador tem de informar, pela internet, dados pessoais e relativos ao registro pretendido. Em seguida, será gerado um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na superintendência do Trabalho mais próxima do requerente. A partir de então, todo o processo poderá ser acompanhado pela internet.

O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre eles publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos.

Agência Brasil

Governo e prefeituras assinam termo de cooperação para perfuração de poços no Agreste

O termo de cooperação para a perfuração de poços nos municípios da região Agreste será assinado nesta terça-feira (30) pelo secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo. O documento prevê uma parceria entre as prefeituras da região e o Governo do Estado.

De acordo com a Semarh, serão perfurados 115 poços distribuídos em 23 municípios associados à Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amalap). A secretaria ficará responsável por disponibilizar a máquina perfuratriz e seus técnicos, enquanto as prefeituras arcam com as despesas de combustível, canos e ferramentas para perfuração.

O primeiro município a receber a máquina será Várzea, onde acontece o evento de assinatura do termo de cooperação. A escolha foi feita através de um sorteio entre as prefeituras.

sábado, 27 de abril de 2013

Raio cai em cima de uma residência em Taboleiro Grande


Um raio atingiu na manhã da ultima quinta-feira (25) uma residência na localidade de Pau Mocó, distante 9 km da zona urbana da cidade de Taboleiro Grande, na região Oeste do Rio Grande do Norte, abrindo uma rachadura na parede e queimando toda a rede elétrica da comunidade.

A dona da residência, Renata, contou que estava dormindo num quarto ao lado do filho Diógenes, de 5 anos, quando o raio caiu sobre sua residência e arremessou os dois na parede. A criança ficou com um ferimento na cabeça, foi medicado e se recupera bem.

O raio abriu uma grande rachadura na parede da frente residência. Também quebrou uma viga de madeira (linha) e todos os objetivos de vidro que estavam na sala e no quarto. O piso da residência também foi danificado pela força da descarga elétrica.

A força da energia estourou todas as instalações elétricas da residência e também das casas vizinhas, inclusive de uma casa que fica distante 1 km. Aparelhos de eletrodomésticos que estavam ligados à rede no momento da descarga também foram queimados.

Na noite do raio choveu 85 milímetros. Na noite anterior havia chovido mais de 90 mm. Os pequenos açudes da região estão todos sangrando.

Com informações do blog Taboleiro Grande News.