sábado, 31 de dezembro de 2011

Governismo iniciará processo de definição de candidaturas a partir da temporada de veraneio

ruth_ciarlineReza a tradição que em ano de eleição para prefeito as decisões sobre chapas e estratégias políticas para o pleito começam a ser traçadas no mês de janeiro nos alpendres de Tibau.
Trata-se de um período bastante propício para se discutir política sem sofrer pressões. A maioria das pessoas está desligada do que acontece em sua volta, principalmente no tocante aos fatos políticos.
Em 2012, não será diferente. Em agosto, quando questionada pela reportagem do jornal O Mossoroense sobre as articulações para a corrida rumo ao Palácio da Resistência, a governadora RosalbaCiarlini (DEM) disse que o assunto começaria a ser discutido apenas no veraneio.
É justamente o partido dela o que está mais indefinido quanto à formação da chapa. São várias perguntas em aberto. A primeira delas: a prefeita Fafá Rosado (DEM) irá renunciar para permitir que a irmã da governadora, a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), tenha condições jurídicas de disputar a reeleição? Se não houver isso, quem será o candidato?
Em tese a resposta para essa última pergunta seria que o nome estaria entre os vereadores Chico da Prefeitura e Cláudia Regina. No entanto, o rosalbismo não demonstra simpatia por eles, prefere o nome de Ruth.
O nome da secretária estadual de Infraestrutura Kátia Pinto chegou a surgir como possível plano "B", mas não tem demonstrado apetite político.
A principal polêmica dentro do grupo da governadora reside na questão da renúncia de Fafá em troca de uma vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A prefeita tem sempre negado que o assunto venha sendo discutido. A governadora evita o assunto. Nos bastidores a informações é de que as conversas avançaram e que o entrave segue sendo o chefe de gabinete do Palácio da Resistência Gustavo Rosado. A grande preocupação é encontrar uma maneira de acomodá-lo. Um delas seria colocá-lo como vice de Ruth, mas a medida não encontraria respaldo jurídico.
Outra questão em aberto no governismo é no tocante ao vice. O DEM terá uma nova chapa puro-sangue? O PMDB indicará o vice como deseja alguns de seus membros?
O cenário atual sinaliza que o DEM tende a ter uma nova chapa puro-sangue. Em nenhum momento foi manifestada simpatia pela abertura de espaço para que outro partido ocupe o espaço.
No veraneio algumas dessas dúvidas tendem a ser eliminadas do noticiário político mossoroense. 

Oposição mesmo com duas candidaturas está com alianças encaminhadas
Dentro da oposição as questões que devem começar a ser resolvidas no veraneio dizem respeito à formação do arco de alianças.
O PT deve oficializar o nome do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Josivan Barbosa como pré-candidato do partido até o dia 15 de janeiro.
O vice da chapa a ser encabeçada pelo petista já está definido: será o empresário Rútilo Coelho, presidente do diretório municipal do PDT. O fato tem atrapalhado a aproximação com outros partidos, mas o PT tem mantido o diálogo aberto. A outra legenda que deve compor o agrupamento político deverá ser o PSDC.
O PSB segue com a deputada estadual Larissa Rosado liderando todas as pesquisas. A legenda tem trabalhado na formação da chapa sem fazer alardes.
Existe uma tendência de que a legenda conte com o apoio do PR, PRB, PC do B, PSD, PMN, PTN e o diálogo com o PTB.
As articulações tendem a se intensificar também durante o mês de janeiro nos alpendres de Tibau.
OUTROS
O PSOL deverá ter como candidato a prefeito o enfermeiro Raimundo Nonato Sobrinho, o "Cinquentinha".
Partidos como PSTU, PP e PSDB não têm ocupado espaços na mídias, não aparecendo na inclusão de articulações para 2012.
                                               Fonte: O mossoroensse

Nenhum comentário:

Postar um comentário