terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Três homicídios são registrados em Mossoró durante o último fim de semana.

Cristiane Magalhães, delegada da Especializada na Defesa e Amparo da Mulher
Cristiane Magalhães, delegada.
Duas mulheres foram assassinadas em Mossoró durante o último fim de semana. Os crimes ocorreram na mesma região da cidade, mas aparentemente não têm ligação. Uma das vítimas tinha 16 anos e a outra tinha 36. Os dois casos estão sendo investigados em segredo de Justiça. Na morte da adolescente, o que chamou a atenção das autoridades locais foi fato do crime ter sido cometido por uma outra mulher. As mortes equivalem a quase metade dos homicídios cometidos contra mulheres em 2012.

O último crime ocorreu por volta das 22h do domingo passado, na Estrada da Raiz, bairro Santo Antônio (zona norte). A vítima é a doméstica Cristiane Barreto Viana, 36, natural do Ceará. As circunstâncias reais deste assassinato estão sendo mantidas em sigilo pela Polícia Civil, que solicitou segredo de Justiça durante o inquérito. À reportagem, a delegada Cristiane Magalhães disse apenas que irá se pronunciar no fim da apuração. A família da vítima também não quis falar.

Por volta das 13h, no mesmo bairro, a adolescente Márcia Arruda da Silva,16, foi assassinada. De acordo com Luís Antônio Arruda da Silva, tio da garota, ela caminhava na companhia de uma adulta e outras duas meninas, uma de 12 e outra de 13 anos. Um homem e uma mulher se aproximaram das quatro em uma motocicleta. A mulher, na garupa, sacou uma arma e atirou. Antes de disparar, a agressora teria dito: "não disse que eu te pegava?". Segundo Luís, Márcia não foi alvejada com o primeiro tiro, mas caiu ao tentar fugir. A mulher desceu da moto, se aproximou e atirou.

O tiro foi à queima-roupa, contra o ouvido da adolescente. A vítima morreu no local, antes da chegada do socorro. Segundo Luís Antônio, existem comentários recebidos pela família que o crime teria sido cometido por uma mulher que reside na cidade de Baraúna. Essa versão aponta que Márcia foi assassinada porque estava tendo um relacionamento amoroso com o companheiro da mulher que teria atirado. Mas não revelou o nome da suspeita à reportagem. A mulher, inclusive, era ex-companheira de um criminoso morto recentemente pela Polícia Militar durante uma operação em Baraúna.

Ainda de acordo com o tio da jovem, ela estava grávida de dois meses e a família suspeita que esse pode ter sido o motivo do crime. A delegada Cristiane Magalhães, da Especializada na Defesa e Amparo da Mulher (DEAM) de Mossoró, também não quis se pronunciar sobre esse outro caso, que está em segredo assim como o caso. Aparentemente, esse crime apresenta-se mais fácil de ser resolvido que o outro, já que a própria família aponta um suspeito.

ESTATÍSTICA

Em um único fim de semana, duas mulheres foram assassinadas em Mossoró. Isso representa quase metade das ocorrências dessa natureza que foram registradas em 2012. Foram cinco homicídios, porém as investigações mostram que apenas dois deles ocorreram no âmbito doméstico (os assassinos tinham relação de afinidade com as vítimas), enquadrando-se nas diretrizes estabelecidas pela lei Maria da Penha. Como a polícia não se pronunciou ainda, não é sabido ainda se essas duas mortes caracterizam casos de "violência doméstica".

Bairro Santo Antônio é alvo de violência

Depois de um período de relativa tranquilidade, com uma redução nos índices de violência, Mossoró volta a registrar um fim de semana violento. No último foram contabilizados três assassinatos, sendo duas vítimas do sexo feminino.

A única vítima do sexo masculino foi o desempregado Kerginaldo Pereira Moreno Júnior, conhecido como "Ganso" e tinha 23 anos. Ele foi morto na porta de sua casa, na tarde de domingo passado. Ele morava na rua Seis de Janeiro, bairro Santo Antônio.

De acordo com testemunhas, o crime foi praticado por uma dupla de motoqueiros, com características claras de uma execução sob encomenda.

Júnior havia sido apreendido quando ainda era adolescente e foi condenado como co-autor no assassinato do ex-funcionário da agência local do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Augusto Escóssia Nogueira Neto.

O crime foi no dia 4 de janeiro de 2007 e teve grande repercussão. A Polícia conseguiu provar durante a investigação que Ganso, na companhia de outros dois jovens, um deles também adolescente, raptaram Augusto Escóssia para roubar.

O jovem cumpriu medida sócio-educativa privativa de liberdade (como era adolescente, não ficou efetivamente preso, como os adultos) e foi recolocado em liberdade depois.

O nome dele inclusive foi citado no inquérito que apura um outro assassinato em Mossoró, ocorrido em 2011.

A morte de Ganso é investigada pela equipe da Segunda Delegacia de Polícia Civil, mesma unidade que apurou a morte de Augusto Escóssia na época. O delegado Roberto Moura começa a ouvir depoimento de amigos e familiares da vítima para tentar definir qual será a linha de investigação. Um crime de vingança, com base no histórico da vítima, deverá ser considerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário