sábado, 13 de outubro de 2012

Gleison Tibau vence Massaranduba na decisão unânime dos juízes



Em combate cheio de reviravoltas, veterano do UFC vence primeiro e terceiro round e derrota ex-participante do reality show TUF Brasil

A luta entre o carismático participante do TUF Brasil, Francisco Massaranduba e o veterano do UFC, Gleison Tibau, terminou com uma vitória do segundo na decisão unânime dos juízes. Massaranduba mostrou a agressividade que o caracterizou durante o reality show e logo no início do combate partiu para cima de Tibau, que apesar de trocar com o adversário em alguns momentos, preferiu levar a luta para o solo e utilizar o clinch na luta em pé. A luta representou o segundo combate brasileiro do evento e deu fôlego para Tibau alçar vôos mais altos no UFC.
Gleison Tibau e Francisco Massaranduba, UFC RIO III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Tibau utilizou da luta de solo para vencer Francisco Massaranduba
 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O começo do combate foi muito estudado, com ambos os atletas dando socos para medir a distância. Na primeira oportunidade que teve, Tibau levou a luta para o solo, mas Massaranduba conseguiu se levantar. Mesmo assim, Tibau conseguiu encaixar uma guilhotina que quase culminou em uma bela finalização. Novamente de pé, os atletas se mantiveram no clinch até que Massaranduba se desvencilhou. Os lutadores começaram a dar socos potentes que passam rente ao rosto do adversário. O clinch na grade foi novamente a opção de Tibau para conter o ímpeto de Massaranduba. Voltando ao centro do octógono a troca de golpes passou a ser intensa, mas sentindo que a situação poderia complicar, Tibau levou o adversário novamente ao solo para garantir a vantagem no round.

O início do segundo round começou lento e com Massaranduba tentando alguns jabs. Tibau logo em seguida voltou a utilizar o clinch como defesa. Quando eles se desvencilharam, Massaranduba acertou um lindo swing de direita que fez com que Tibau virasse o pé na caída. Aproveitando que o adversário estava no solo, Massaranduba tentou o mata-leão, mas não foi bem sucedido. Montando no adversário, foi a hora de tentar o katagatame, que também não foi efetivo. A força que Tibau fez para sair dos golpes minou seu gás e deu chances para Massaranduba agredí-lo de cima da guarda. Com um ground and pound agressivo, Massaranduba puniu Tibau até o fim do round.

O terceiro round era a hora da definição do combate e Tibau aproveitou para encurralar Massaranduba na grade e o agrediu com fortes socos. Em seguida, ele aproveitou para levar Massaranduba para o chão e fez com que o adversário provasse do mesmo veneno que ele no segundo round, o ground and pound. Após dois minutos de punição, o árbitro colocou a luta novamente em pé. Com Massaranduba já cansado, Tibau não epnsou duas vezes em derrubá-lo novamente. Montando em Massaranduba, foi a vez de Tibau tentar o katagatame, que também não resultou em nada. Utilizando seu peso, Tibau se manteve por cima até o fim do round, garantindo a vitória na última etapa do combate.


Gleison Tibau e Francisco Massaranduba, UFC RIO III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Francisco Massaranduba quase finalizou Tibau no segundo round
 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Aos 34 anos, Massaranduba conheceu a sua primeira derrota no UFC. Ex-campeão do Jungle Fight e com um cartel de 11 vitórias e dois reveses, ele derrotou Delson Pé de Chumbo por nocaute técnico em junho, depois de participar da primeira temporada do The Ultimate Fighter Brasil. Ele foi eliminado nas quartas de final do reality show, quando perdeu por desistência para Thiago Bodão.

Tibau, de 29 anos, tem um cartel de 26 triunfos e oito derrotas (11-6 no UFC). Conhecido por ter a melhor defesa de quedas da história do Ultimate, ele vinha de derrota por decisão unânime para o russo Khabib Nurmagomedov, em julho. A luta com Massaranduba foi sua primeira luta no Brasil pela maior organização de MMA do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário