sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Corpo de Bombeiros realiza a “Operação Verão” 2013

Devido ao aumento da temperatura, em decorrência do verão, muitas famílias mossoroenses viajam para cidades litorâneas ou realizam passeios para parques aquáticos, balneários, entre outros destinos. Pensando no aumento do fluxo de banhistas em alguns locais da região, o Corpo de Bombeiros de Mossoró dá andamento nesta sexta-feira (28) à "Operação Verão".

Segundo o tenente Neves Monteiro, a operação tem como objetivo oferecer à população mais segurança.
"Teremos postos fixos nas praias de Tibau. Além disso, teremos um quadriciclo para fazer o patrulhamento em diversos trechos do litoral. Nesse final de semana, quando o programa entrou em ação, nenhuma ocorrência foi registrada, porém devemos alertar aos pais para certos cuidados na hora de levar seus filhos à praia".
O tenente aponta que uma das principais medidas a serem adotadas pelos responsáveis diz respeito à vigilância. "Os pais devem estar próximos de seus filhos, seja em terra, no mar ou na piscina. No caso de estarem na praia, esta medida evita também que as crianças se percam, pois o fluxo de pessoas aumenta em alguns locais, propiciando a situação", frisou.
A falta de conhecimento em natação e a grande ingestão de álcool são consideradas os motivos mais frequentes para os casos de afogamento. Mas não são os únicos, convulsões e traumas também ocorrem com frequência. 

Apesar de ser a maior ocorrência, o afogamento não é o único acidente que ocorre no verão.Fique atento a outros perigos:

Queimadura de sol e insolação - Procure um lugar bem ventilado e fresco para a pessoa descansar. Depois, dê um banho frio para aliviar o mal-estar e as queimaduras no corpo. Aplique também compressas frias e úmidas na pele, que deve ser mantida bem hidratada.

Desidratação - Para evitá-la, o ideal é beber água e sucos.

Pisar em ouriços - Leve a vítima imediatamente a um serviço de saúde. É importante que ninguém tente remover os espinhos, pois é um procedimento difícil e pode agravar a situação.

Queimadura por água-viva - Aplique compressas de água gelada ou vinagre, se disponível, e leve a vítima a um serviço de saúde no caso de queimaduras extensas. Não passe pomada ou outra substância.

Criança perdida - Para que a criança não se perca, dê a ela um ponto de referência, como um prédio alto ou algum objeto fixo à beira do mar. O melhor é, assim que chegar à praia, procurar um salva-vidas e pedir uma pulseira de identificação na qual se possa anotar o nome e o telefone do responsável.

Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário