terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chove em 52 municípios do Estado do RN


Zona de Convergência Intertropical é responsável pelas chuvas na região (Marcos Lima)
O final de semana foi de chuva em Mossoró e em todo o Estado. Segundo os dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), das 7h da última sexta-feira, 15, às 7h de ontem, choveu 16,5 milímetros. O município do Estado que registrou o maior volume de chuvas foi o de Serrinha dos Pintos, com 155 milímetros, quase o volume total de chuvas de Mossoró, durante todo o ano de 2012, quando choveu 198,9 milímetros.
Em Luís Gomes, município que registra um colapso no sistema de abastecimento de água desde 2011, choveu 150 milímetros. Em Martins, foram registrados 112,5 milímetros. O outro município que choveu mais de 100 milímetros foi Parnamirim, com 105 milímetros.
As chuvas do final de semana foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pela maioria das chuvas na região. O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, explica que há um indicativo de que o período chuvoso pode ser melhor do que o previsto anteriormente. "As águas do Atlântico Sul esquentaram, e a quantidade de ventos diminuiu na região. Então isso indica que a previsão pode mudar", esclarece.
A previsão elaborada pelos meteorologistas do norte da Região Nordeste era de que o período chuvoso ficasse na média ou abaixo da média na região. No entanto, a previsão não tinha um índice de confiabilidade muito alto porque os oceanos estavam neutros.
Nas próximas quinta e sexta-feira, os meteorologistas voltam a se reunir para realizar uma análise das condições oceânicas-atmosféricas e a previsão de chuvas para o trimestre março, abril e maio de 2013. Na ocasião, a previsão anterior será atualizada de acordo com os novos dados colhidos pelos profissionais.
A previsão para esta semana também é de chuvas. "Há muita umidade no Estado e vários pontos com ocorrência de chuvas. Esse comportamento deve continuar pela semana. Isso quer dizer que pode chover em alguns dias e em outros não. Mas elas devem acontecer, principalmente no período da tarde. No Alto Oeste, em virtude das temperaturas altas e o relevo, as chuvas devem vir acompanhadas de trovoadas", afirma o meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário