quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeito de Tibau supera dificuldades e coloca em dia o pagamento do funcionalismo público; salários de fevereiro já foram quitados

“Naldinho” dribla as dificuldades e assegura salários em dias para os servidores

Dívidas milionárias, que incluem atraso de salários dos servidores, fazem parte da herança deixada pelo ex-prefeito Rafael Freire (PMDB) para o seu sucessor, Josinaldo Marcos de Souza, “Naldinho” (PSD), que continua fazendo malabarismo para colocar a máquina administrativa nos trilhos, neste início de gestão. A situação é tão crítica que o prefeito foi obrigado a decretar estado de emergência administrativa e financeira no âmbito da municipalidade por 90 dias.

Mesmo diante desse quadro de dificuldades, o prefeito “Naldinho” comemora o fato de estar com o pagamento do funcionalismo público em dia. “Concluímos o pagamento dos salários dos servidores referente a fevereiro e estamos implantando ações de impacto que já estão surtindo efeitos em todos os setores da cidade”, adianta.

Segundo o gestor, os servidores foram muito castigados na gestão anterior, pois além do atraso de salários, não contavam com qualquer programa de incentivo capaz de melhorar a sua autoestima. “Além de assumirmos o compromisso de manter o pagamento em dia, implantamos o 13º salário do servidor, o que permite que ele receba o abono salarial de maneira antecipada na data do seu aniversário”, informa “Naldinho”.

 
 Retirar toneladas de lixo das ruas foi uma das primeiras tarefas da nova gestão

Ainda com relação aos salários dos servidores, “Naldinho” disse que o ex-prefeito Rafael Freire não pagou os meses de novembro e dezembro. “Essa pendência nós estamos tentando resolver, pois os servidores não podem ser penalizados por irresponsabilidade de quem passou pelo comando do município. Estamos abrindo um canal de entendimento com o sindicato da categoria e conversando com os próprios servidores, buscando uma negociação, a maneira mais prática e viável para solucionarmos o problema. Mas os servidores podem ficar tranquilos, pois não sofrerão mais prejuízos no tocante ao atraso de salários”, garante.

Quanto às dívidas herdadas da gestão anterior, o prefeito “Naldinho” disse que o montante é assustador e o sumiço de documentos contábeis da prefeitura dificulta que tenha uma visibilidade maior sobre a real situação financeira do município.

Para assegurar a governabilidade, “Naldinho” teve que fazer o parcelamento de dívidas vultosas deixadas pelo antecessor. Só com precatórios foram mais de R$ 400 mil parcelados junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e cerca de 800 mil com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), além da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), fornecedores, prestadores de serviços, entre outros.

 
 Tibau está retomando título de cidade turística, depois de superar o descaso e o abandono 

Mas, por outro lado, o prefeito comemora as melhorias introduzidas na área da saúde, que era outro setor crítico. Além de ampliar o atendimento com profissionais com especialidades, agora a população conta com plantão médico. “A saúde da população é coisa séria e na nossa gestão será tratada como tal. Igualmente a educação, as ações sociais, a limpeza pública e a infraestrutura urbana da cidade. No geral, quem vem a Tibau, hoje, sente a diferença. É dessa maneira que pretendemos continuar trabalhando, dando o melhor da nossa equipe por uma Tibau cada dia melhor”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário