quarta-feira, 13 de março de 2013

Natal recebe submarino da Marinha do Brasil


Natal recebe submarino  da Marinha do Brasil
Depois de 15 dias submerso, vindo do Rio de Janeiro, atracou no porto de Natal, no dia 10 de março, o submarino Tapajó, terceiro construído no Brasil, onde ficará até o próximo dia 15. De Natal, seguirá para San Juan (Porto Rico), onde chegará após 25 dias de viagem. Não está aberto à visitação pública.

O Tapajó participará de uma comissão com a Marinha dos Estados Unidos, com duração de seis meses. Segundo o comandante do submarino, capitão de Fragata Horácio Cartier, no período da comissão serão realizados adestramentos de guerra.
"É uma contribuição para o Poder Naval brasileiro realizar exercícios com a Marinha mais poderosa do mundo". O submarino pertence à força de submarinos da Marinha, que atua no combate e em patrulha oceânica.
Segundo o assessor de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval, capitão de Fragata (T) Cleber Ribeiro, o Brasil pertence ao seleto grupo de países que operam com submarino e, mais, constrói e faz manutenção. "Em breve teremos o primeiro submarino de propulsão nuclear a patrulhar a nossa Amazônia Azul", destaca. 

O SUBMARINO 
Em 1979, dentro do Programa de Reaparelhamento da Marinha, iniciou-se o estudo para a definição do tipo de submarino a ser adquirido, tendo sido escolhido o de origem alemã IKL 209-1400, projetado pela firma IngenieurKontorLubeck (IKL) e construído pelo estaleiro HowaldtswerkeDeustcheWerft (HDW).

O submarino Tapajó, o terceiro construído no Brasil, teve o seu casco fabricado na Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), e o seu nascimento só foi possível com o esforço de engenheiros, técnicos e operários brasileiros do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
O grande poder ofensivo desse submarino se baseia na capacidade de lançar seus torpedos guiados a fio a longas distâncias. Conta para isso com oito tubos de torpedos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário