sexta-feira, 8 de março de 2013

Risco de colapso no abastecimento retoma pedido para perfuração de poço

Risco de colapso no abastecimento retoma pedido para perfuração de poço
Omossoroense
AREIA BRANCA – Desde 2002 a população espera a instalação de mais um poço tubular na zona urbana da cidade. O benefício foi prometido numa reunião da Petrobras, em Mossoró, diante de representantes políticos deste município. No ano passado, mais precisamente no mês de novembro, o assunto veio à tona, desta feita por intermédio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Passados quase cinco meses da última promessa feita pela Caern em relação ao projeto de instalação de um segundo poço tubular na cidade, o assunto voltou a cair no esquecimento. Enquanto isso, a população segue apreensiva diante da possibilidade de um colapso no abastecimento de água feito há anos por um único poço, que além dos consumidores urbanos, ainda fornece o líquido para os carros-pipas abastecerem diversas comunidades rurais que dependem do benefício canalizado pela prefeitura.

Na terça-feira, 5, durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Areia Branca, o vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB), reacendeu a discussão sobre a perfuração do novo poço no município.

O edil, que estreia na vida pública como o mais votado em 2012 e o mais jovem entre os 11 eleitos para a atual legislatura, com apenas 18 anos, solicitou ao presidente da mesa diretora, Sandro Góis (PV), que envie ofício à presidência da Caern, em Natal, solicitando informações sobre o andamento do processo.
Segundo “Netinho Cunha”, há tempos os areia-branquenses aguardam ansiosos essa providência, pois sempre que acontece algum problema no único poço existente, como os constantes defeitos na bomba, interrompendo o abastecimento, os consumidores são duplamente prejudicados, pois ficam sem o líquido e ainda têm que pagar pela água que não utilizou.

Outra razão justificada pelo vereador “Netinho Cunha” para a Câmara se mobilizar em defesa da instalação de mais um poço, é o período de estiagem, onde Areia Branca está incluída pelo Governo do Estado no Decreto da Emergência, o que reforça mais ainda a necessidade da Caern apressar o processo visando a perfuração do novo poço.

Ainda com relação à Caern, “Netinho Cunha” requereu em plenário, que a empresa adote providências no sentido de que seja deflagrado o processo licitatório para as obras de extensão da rede de abastecimento para beneficiar as comunidades de Pedrinhas e Upanema de Cima, conforme projeto que já tramita na companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário