sexta-feira, 12 de abril de 2013

Retrato da Segurança Pública no RN: Quadrilha invade Centro Administrativo, rende vigias e arromba caixas eletrônicos

Rafael Barbosa - repórter
Cerca de nove homens invadiram na noite desta quinta-feira (11) o prédio da Secretaria de Estado de Educação e da Cultura (Seec), no Centro Administrativo do Governo, e arrombaram três caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Os suspeitos renderam os dois vigilantes que faziam a guarda no prédio e em seguida violaram os terminais com maçaricos. A quadrilha fugiu levando o dinheiro dos caixas.


Quadrilha invadiu o prédio da Secretaria estadual de Educação e arrombaram três caixas eletrônicos do Banco do Brasil

“Os homens chegaram carregando um ar-condicionado e só depois anunciaram o assalto. Após nos trancarem, chamaram o resto do grupo”, afirmou Donizete Soares, um dos vigias que foram vítimas da ação. Ele contou que o bando chegou à Seec por volta das 21h e permaneceu por lá aproximadamente 4h. “Primeiro vieram dois em um Fox branco e me renderam. Eles me colocaram junto com o outro vigilante dentro de uma sala”, detalhou Soares. Ele afirmou ainda que três dos suspeitos se revezavam para manter a guarda no cômodo em que foram trancados os vigias.

O restante foi em direção aos terminais eletrônicos. “Quebraram uma vidraça que dá acesso ao local onde estavam os caixas e depois os arrombaram , disse o vigilante. Donizete Soares também contou que oito dos homens portavam pistola e um deles uma arma longa que não soubre precisar qual era. “A todo tempo eles diziam para ficarmos calmos, que só queriam o dinheiro do banco”, lembrou.

Foram arrombados três caixas eletrônicos do Banco do Brasil, mas a quantia levada não foi especificada

Para disfarçar a ação, um dos assaltantes pediu para que Donizete Soares entregasse a camisa da farda que identifica os vigias. “Havia pessoas terceirizadas trabalhando no andar de cima” explicou Soares. O vigilante também relatou que membros da quadrilha invadiram a lanchonete da Secretaria, que estava fechada, e tomaram refrigerantes e água.

Já por volta da 1h desta sexta (12), depois de ficarem por 4h dentro do prédio da Seec, os bandidos fugiram carregando o dinheiro roubado dos terminais eletrônicos, quantia ainda não estimada pelo Banco do Brasil. Eles também levaram a farda de um dos vigilantes, um colete balístico e uma pistola do outro.


seguranças que foram rendidos só puderam acionar a PM após a saída dos bandidos, que permaneceram cerca de 4h no prédio

A Polícia Militar foi acionada pelos vigias logo após a saída dos criminosos e realizou diligências pela cidade na tentativa de encontrar os responsáveis pelo crime, mas ninguém foi preso. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) chegou ao local às 2h33 para a realização da perícia e coleta de dados. O assalto foi registrado na Delegacia de Plantão Zona Sul, e permanece sob investigação da Polícia Civil.


Fotoa: Júnior Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário