sábado, 27 de abril de 2013

Um milhão e 300 mil eleitores devem ter o título cancelado em maio.

Um total de 1,3 milhão de eleitores terá o título cancelado pela Justiça Eleitoral. O motivo: eles faltaram e não justificaram os votos das últimas três eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou os eleitores faltosos para se regularizarem. A campanha terminou na noite desta quinta-feira, 25 de abril, e apenas 128,9 mil dos convocados (8,5%) procuraram os cartórios eleitorais.

Quando a campanha começou, mais de 1,5 milhão de eleitores corriam o risco de terem o título cancelado. A Justiça Eleitoral deve cancelar os documentos entre 10 e 12 de maio. A lista com os números e nomes dos cidadãos com o título cancelado será divulgada no dia 14 de maio.

No ano passado, o TSE fez uma campanha semelhante, e apenas 4,89% dos eleitores faltosos procuraram a Justiça Eleitoral para se regularizarem. Sem o título de eleitor, não se pode retirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter empréstimos em instituições públicas, fazer inscrição ou renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e ser nomeado em concurso público.

A lista dos eleitores convocados este ano para regularizar o título está disponível nos cartórios eleitorais de todo o País e na internet, na página do TSE, desde o dia 20 de fevereiro.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil e do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário