terça-feira, 6 de agosto de 2013

Obras de duplicação da RN-013 são retomadas em ritmo lento

As obras de duplicação da RN-013, que liga os municípios de Mossoró e Tibau, foram retomadas conforme divulgado na semana passada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Apesar da retomada, o ritmo do serviço segue lento, mas a previsão para os próximos dias é que as obras sejam aceleradas. A duplicação foi iniciada no mês de julho do ano passado e tinha previsão de conclusão para 12 meses.
O balanço do diretor do DER, Demétrio Torres, é que mais de 70% dos serviços foram concluídos. "A previsão para o término das obras agora é para o dia 30 de dezembro deste ano. Não vamos ter mais paralisações porque os recursos estão assegurados", explica.

A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense foi até o local e constatou que poucos homens trabalham em uma frente das obras. O que se viu também foi a situação difícil vivenciada pelos motoristas, em
decorrência da paralisação, e também a satisfação deles com a retomada dos serviços.
"Vou para Tibau pelo menos uma vez por semana e a estrada estava realmente péssima. Acabava com a moto. Pelo menos agora temos uma esperança de ver a conclusão das obras. Esperamos que não tenham mais paralisações", afirma o autônomo Alexandre Abílio.
O motorista Miterlânio Agrinelo também comemora a retomada das obras. "Enfim. A situação da via era péssima. Não tinha suspensão e pneu que aguentassem essas pedras e os desvios colocados em decorrência das obras. Agora vamos esperar a conclusão do serviço", comenta.
A chamada Rota do Sol Nascente conta com o investimento de mais de R$ 39 milhões e prevê a duplicação de 28km a partir do entroncamento com a BR-304. Pelo menos 11km ainda não foram duplicados.

Obra estava paralisada desde abril
Depois de diminuir a intensidade das obras, a duplicação foi paralisada no mês de abril. A princípio, o diretor do DER disse que a paralisação era motivada pelas chuvas que estavam caindo sobre a região, pondo em risco a qualidade do serviço.
Ainda segundo Demétrio Torres, as obras deveriam ser retomadas em 15 dias, ou seja, no mês de maio. No entanto, depois que a intensidade das chuvas diminuiu, a secretária estadual da Infraestrutura, Kátia Pinto, disse que a paralisação seria por 90 dias e que as obras seriam retomadas no mês de julho.
Apesar das informações do Governo do Estado, a especulação era sobre a falta de pagamento à CLC Construtora, responsável pela execução da obra. Apesar de não se pronunciar oficialmente, a estimativa é que a administração estadual devia R$ 18 milhões para a empresa.
Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário