segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ATENÇÃO: Golpe da multa falsa está de volta e faz vítimas em todo o Brasil

O golpe da falsa multa de trânsito, já velho conhecido da polícia e de muitos motoristas, está de volta e fazendo vítimas em todo o Brasil. As queixas já são tantas que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e diversos departamentos estaduais divulgaram nota alertando a população sobre a fraude.
De acordo com o Denatran, o golpe é simples: criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via e, então, com o número da placa registrado e de posse do endereço do motorista, os golpistas falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam ao usuário. Nesse suposto boleto consta o número de uma conta bancária na qual deve ser efetuado o depósito do pagamento.
O Denatran recomenda aos usuários que ao receberem o documento referente à multa acessem o site do respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e consultem, por meio do número da placa do veículo, se há de fato algum registro de infração. A maior parte dos golpes estão sendo aplicados no estados de São Paulo e Paraná. A Polícia Rodoviária Federal paulista descobriu, nesta semana, um esquema de emissão de multas falsas de trânsito para extorquir motoristas e empresas da região. O Detran do Paraná também emitiu nota alertando os motoristas quanto ao golpe e orientando-os a certificarem-se sobre a veracidade dos autos de infração.
Nesta semana pelo menos 10 motoristas foram lesados pelos falsários, mas a polícia estima que o esquema seja muito maior em razão dos valores baixos cobrados pelas multas (até R$ 100) e por envolver uma das principais rodovias do país. Na via Dutra, uma das mais movimentadas do país, passam cerca de 110 mil carros todos os dias só em um trecho que corta Taubaté. “A ideia da quadrilha deve ser enviar vários boletos de valores baixos para não chamar a atenção’, disse o inspetor chefe da PRF de Taubaté, Luiz Ernani Guedes.

 
Fonte: O Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário