terça-feira, 19 de novembro de 2013

Icapuí encerra encontro da Juventude


 O X Acampamento Latino-americano da Juventude levou cerca de 30 mil pessoas à praia de Tremembé, no município de Icapuí, a 200 km de Fortaleza, no extremo do Litoral Leste. A multidão participou principalmente de shows gratuitos realizados na praça da comunidade. O camping levou dois mil jovens a montarem barraca para participar de todas as atividades da programação.

Alpha Blondy, cantor costa-marfinense de reggae, foi a atração internacional do evento, que reuniu cerca de 20 mil pessoas na praia de Tremembé, em Icapuí

O Acampamento Latino -Americano da Juventude gera uma das maiores mobilizações na região leste do estado do Ceará, com o objetivo de reunir jovens e estimular seu protagonismo juvenil, além de oferecer em toda sua programação atividades culturais e artísticas.

De acordo com os organizador do evento, Ícaro Gaspar, esta edição consolida a cidade de Icapuí como a capital da juventude latino-americana durante o acampamento.

Surpresa

"Tivemos jovens participando de estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe além do grande público do nosso estado. Nos surpreendemos com a participação este ano", comemora. Gaspar também ressaltou a importância para a economia da cidade, onde um dos setores mais favorecidos foi o hoteleiro, garantindo 100% de ocupação durante todo o fim de semana.

As oficinas envolveram teatro, sustentabilidade e meio ambiente, percussão, prática circense, capoeira angola, coco de praia e de kitesurf. Em paralelo, foram promovidos debates na Tenda das Américas, tendo como principais temas "A Participação da Juventude na Garantia do Direito a Educação de Qualidade", "Radicalização da Democracia - Tarefa Geracional da Juventude Brasileira" e "Ambiente Urbano: desafios para o futuro".

Os shows gratuitos garantiram um grande público na praça da comunidade de Tremembé. A noite de sexta feira ficou para o som de reggae do cantor costa-marfinense Alpha Blondy. Quem também subiu ao palco foi a banda fortalezense Zero85, com o estilo pop rock. A banda formada por cinco jovens rapazes, foi eleita pela TV Diário a melhor banda de pop rock em 2004, 2010 e 2011.

No sábado a música regional foi a grande estrela, na voz da paraibana Elba Ramalho. Elba levantou uma multidão e cantou seus maiores sucessos. A banda The Dillas também fez a animação principalmente do público jovem do evento.

Para o estudante de agronomia, Diego Bezerra, de 26 anos, a iniciativa para um projeto deste nível é excelente. "Há quatro anos eu já participo e desta vez vim para acampar e foi bem tranquilo. Todas as palestras e shows são boas opções. Dessa vez assisti mais aos shows, do pessoal do Ceará e do Alpha Blond, que animaram muito a plateia", disse com entusiasmo.

Participação
O estudante ressalta ainda a participação do público, que a cada edição supera a estimativa dos organizadores e participantes. "Esse ano lotou mais, acho que tinha o dobro de pessoas. Sempre que eu puder, espero voltar ao evento", finaliza.

Durante a manhã, na praia, houve a prática de esportes como kitesurf, futebol e voley de areia e muito banho de mar. No espaço de camping, cerca de duas mil pessoas montaram suas barracas de diversos lugares da praia.

O X Acampamento Latino Americano da Juventude é realizado por Associação Solar, Instituto Solaris, Centro de Desenvolvimento Municipal Vento Leste, Associação Caiçara, Sindicato dos Servidores de Icapuí, Aratu, Câmara Municipal de Icapuí, Cescajuv, Adeci e Acica. O patrocínio é do Governo do Estado , Assembleia Legislativa do Estado, Prefeitura Municipal de Icapuí, Sebrae e parceiros.

DN

ELLEN FREITAS
COLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário