quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Segurança inicia os preparativos para o Verão 2014 em Tibau

Na ultima sexta-feira (29) na Câmara Municipal de Tibau, situada a rua da Lagosta, n. 68, neste município, reuniram-se representantes do Poder Executivo (Mario Ilo – Secretário de Relação Institucionais; Luiz Nazareno – Chefe de Gabinete e Richardesson Fagner – Secretário Municipal de Saúde), representantes da Polícia Militar (Major Correia Lima – Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Júlio César – Tenente responsável pelo policiamento na cidade de Tibau e o Capitão Lima – representando o Capitão Maximiliano – representando o Pelotão de Transito  Estadual  - 2º DPRE, representando a Marinha do Brasil, o Capitão-Tenente Adroaldo Coelho, Representando o Poder Legislativo o vereador: Luiz da Luz – Presidente da Câmara, e os vereadores: Raimundo Isaias, Nilton José, Wilton José, Juscielzo Rodrigues, Francisco Florêncio, e a Vereadora Evaneide Fernandes. Representando a sociedade civil, estiveram presentes os alunos do curso de Bombeiro Civil: Cláudio Germano e Gersim Dantas e Saulo Camelo – Hoteleiro e Manoel Cunha Neto – Servidor Público.

A reunião se iniciou às 15 horas. O senhor Mário Ilo, primeiramente justificou a ausência do prefeito do município que teve que deslocar-se com urgência a Natal para tratar de encaminhamentos do saneamento básico. Em seguida, explicou que o motivo da reunião era para estabelecer um plano unificado de segurança para o município durante todo o período de réveillon e veraneio. Explicou que a cidade de Tibau, durante este período sai de uma população de quatro mil habitantes para uma população flutuante de cem mil pessoas, por isso a importância de estabelecer-se um amplo planejamento, de forma interinstitucional.

O Major Correia Lima, representando a Polícia Militar, dizendo inicialmente que é seu agir, tratar com transparência e sinceridade, especialmente quando a causa é a segurança pública. Falou do seu bem querer ao município, mas disse que estava muito preocupado em relação ao efetivo policial neste período de veraneio e réveillon. A sua preocupação reside no fato de que no ano passado teve um amplo efetivo policial graças as diárias operacionais custeadas pelo Governo Estadual, mas que no ano passado o governo tinha quitado as diárias atrasadas, para garantir o efetivo policial no final do ano e período de veraneio. No entanto, as diárias do período trabalhado ainda não foram quitadas, ficando essa pendência. Sendo que apesar de já ter enviado o plano de segurança para o período não tem a garantia pois os policiais só trabalharão no número esperado caso seja garantidas as diárias operacionais. Outrossim, disse que caso o estado não garanta as diárias operacionais a situação vai ficar complicada, pois irá trabalhar com um número bastante reduzido de policiais. Finalizando, disse que era imprescindível que se fizesse contato com o Delegado Geral da Polícia Civil tanto do estado do Rio Grande do Norte quanto do estado do Ceará tendo em vista, o município de Tibau ter a peculiaridade de fronteiras entre os referidos estados, sendo importante a garantia de delegados de plantão principalmente nos finais de semana.

Além disso, salientou o Capitão Lima, representando o 2º DPRE, dizendo que também já tinha o planejamento sido encaminhado mas que estava a depender da confirmação das diárias operacionais. Em seguida, o Capitão Lima, solicitou que o município procedesse a sinalização das barreiras que obstruem o acesso à praia. O secretário Mário Ilo, disse que o prefeito do município iria diligenciar a marcação de uma audiência com o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado e com o Comandante Geral da Polícia Militar e Comandante do Policiamento do Interior, e Delegado Geral da Polícia Civil, no sentido de ter um posicionamento oficial quanto a esta questão, uma vez que Tibau, além da peculiaridade do fluxo populacional neste período é também a casa de residência da governadora, e está recebendo o maior investimento do Governo Estadual que é a duplicação da RN 013 ligando a cidade de Mossoró, e esta estrada concluída possibilitará um maior fluxo de pessoas, como também aumentará as possíveis ações de pessoas de má índole.

O Capitão Adroaldo, representando a Marinha do Brasil, dizendo que a partir do dia 14 de dezembro a 14 de março a Marinha desenvolve a Operação Verão. Adiantou que tem o plano de segurança já delineado para a área marítima, porém necessita que o município aprove o plano de gerenciamento costeiro, definindo os locais adequados de acesso dos veículos com os equipamentos para a prática de esportes radicais, como kyte surf, Jet Sky. Disse também que era imprescindível a interação seja por comunicação via rádio, ou telefone celular, para que os comandantes possam trocar informações ou requisitar a ação de um determinado órgão.
Os vereadores presentes disseram que há tempos tenta-se a instalação do telefone 190, mas que não há qualquer resposta por parte do governo estadual. Em seguida, os vereadores passaram a discutir a questão do transito neste período, de forma que o Capitão Lima, disponibilizou-se a conversar com o sargento Osnildo para se fazer uma proposta para o período de veraneio e réveillon, mas que para isso era preciso que o município apresentasse alternativas para serem avaliadas. Por fim, o Secretário Mario Ilo disse que ficaria pré-agendada uma nova reunião para o próximo dia 11 de dezembro as 14 horas na sede da Câmara Municipal, e que adotaria todas as providências para que no próximo encontro já pudessem delinear o planejamento final e real, quanto a questão da segurança pública. Falou também que era imprescindível a presença do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário