terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Duplicação da RN 013 que liga Tibau a Mossoró permanece atrasada

Trabalhadores agilizam serviços para 
concluir seis quilômetros de duplicação
Iniciadas no mês de julho de 2012 e previstas para serem entregues no prazo de um ano, as obras de duplicação da RN 013, estrada que liga os municípios de Mossoró a Tibau, a chamada Rota do Sol Nascente, e que apresenta um grande fluxo de veículos nas festividades de final de ano até o Carnaval devem ser concluídas até o final deste mês.
A garantia foi dada pelo mestre de obras da Construtora Luiz Gomes (CLC), empresa responsável pelas obras de duplicação, Alexandre Silva. Toda a parte do lado esquerdo da pista está pronta, faltando apenas concluir a duplicação de seis quilômetros da parte direita da estrada. O prazo para entrega, segundo ele, é até o final deste mês.
Nas obras, 25 homens trabalham de segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde, para garantir a entrega no prazo previsto. A única preocupação da empresa é quanto ao período chuvoso. "Estamos tentando agilizar ao máximo os serviços", diz o mestre de obras Alexandre Silva, acrescentando que, devido as chuvas que têm caído na região, os serviços podem não ser entregues no prazo previsto - no final deste mês.
A terraplenagem já foi toda concluída. Falta a segunda camada de asfalto para que a duplicação fique pronta. Depois disso, o serviço de sinalização e outros seguem. Tendo concluído, a obra será entregue. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a previsão é de que a estrada seja entregue em fevereiro deste ano.
A chamada Rota do Sol Nascente possui 22 metros de largura, incluindo o canteiro central, e conta com um investimento de R$ 39 milhões. A obra prevê a duplicação de 28 quilômetros.

HISTÓRICO
A obra de duplicação da RN 013, a partir do entroncamento com a BR-304, já foi interrompida reiteradas vezes. Estava prevista para ser entregue em julho de 2013, prazo que foi descumprido devido as sucessivas paralisações.
Agora, a obra está prevista para ser entregue em fevereiro, antes do período do Carnaval.
Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado, as paralisações se davam devido ao período chuvoso. Foi o que alegou oficialmente o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), quando a obra foi paralisada por mais de três meses. Porém, sabia-se que a morosidade e as repetidas paralisações se davam devido à falta de repasses do Governo do Estado à empresa responsável por executar as obras.
Além de irritar quem trafega diariamente pela estrada, a morosidade na duplicação causou prejuízo aos motoristas. No caso da associação dos motoristas que fazem a linha Tibau-Mossoró, todos tiveram para-brisas e outros equipamentos quebrados.
Foi o caso do motorista Luzivaldo Alcântara Neto, que há 8 anos trabalha fazendo corridas de Mossoró para Tibau. "A demora [na conclusão das obras] nos prejudica muito. Todos os motoristas daqui [da associação] tiveram equipamentos do carro quebrados e diversos prejuízos", relata. "Mas confesso que a duplicação vai melhorar muito, inclusive numa procura maior por esse serviço", diz, acrescentando que a pista está bem sinalizada e que espera que, principalmente no período de alta estação, haja uma procura ainda melhor.

Gazetadooeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário