terça-feira, 20 de maio de 2014

Morre em acidente doméstico em Natal o procurador-geral do Estado Miguel Josino

Miguel Josino era um dos principais auxiliares da governadora Rosalba Ciarlini
Morreu na tarde de ontem o procurador-geral do Estado Miguel Josino. Ele foi vítima de acidente doméstico na tarde de domingo e estava internado no Hospital do Coração em Natal.
Conforme relatos de familiares e amigos, Miguel Josino estava com amigos no apartamento dele no bairro de Candelária, em Natal, e saiu para ir buscar carne na churrasqueira. Após demorar de dez a 15 minutos foi constatado que ele caiu da varanda do apartamento, sofrendo traumatismo craniano e lesão medular. "Ele se levantava e ia até a churrasqueira, mas teve um momento em que a gente conversando, notamos a ausência dele cerca de 10 a 15 minutos no máximo", disse ao Portal Nominuto o pai do procurador, Sebastião Leite.
Ele foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), mas chegou ao Hospital do Coração em estado gravíssimo.
Nascido em Areia Branca, Miguel Josino formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1987. Quatro ano depois, ele passou no concurso para procurador do Estado.
Desde o início da gestão de Rosalba Ciarlini, ele ocupou o cargo de procurador-geral. A passagem dele pelo cargo foi marcada por posicionamentos contundentes. 
Uma das marcas foi o combate aos supersalários, ocasião em que pediu a revisão dos próprios vencimentos. 
Ele era um dos principais interlocutores do Governo com a mídia e os grevistas. Sobre esses últimos costumava defender a ilegalidade dos movimentos paredistas.
Miguel Josino tinha 48 anos e deixou esposa, dois filhos, três enteados e um neto que tinha nascido há dois meses.
Após a constatação de morte cerebral, a família autorizou a doação dos órgãos de Miguel Josino.
O velório estava previsto para iniciar ontem na Escola de Governo logo após a retirada dos órgãos.

Ministério Público e políticos lamentam morte de Josino
O Ministério Público e políticos lamentaram a morte do procurador Miguel Josino.
A governadora Rosalba Ciarlini decretou luto oficial por três dias e lamentou a perda do auxiliar por meio de uma nota. "Neste momento de profunda dor para familiares, amigos, colegas auxiliares do Governo do Estado, colegas Procuradores e servidores da Procuradoria Geral do Estado, companheiros de Magistério, alunos e todos os seus incontáveis admiradores, solicitamos a Deus que nos dê compreensão para entendermos esta perda tão inesperada e conforto para termos minimizada a dor que atinge os nossos corações", frisou. 
Rosalba ainda agradeceu a Josino pelo trabalho prestado. "Dr. Miguel Josino Neto prestou relevantes serviços ao Estado do Rio Grande do Norte e nos deixou no auge da sua atividade intelectual, reconhecida por todos que tiveram o prazer de desfrutar do seu convívio. Sem dúvida, a sua ausência será uma perda irreparável para a sociedade potiguar e brasileira", acrescentou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), lamentou a morte de Josino. "Nossa convivência era frequente e sincera, ultrapassava os laços familiares que nos uniam. Ele nunca me faltou em suas palavras serenas nas horas incertas. Um lutador, que jamais desistiu fosse qual fosse a dificuldade. São várias imagens que guardarei: o brilhante jurista, o intelectual, o amigo sempre pronto a ajudar. O vibrante idealista, o grande escritor. Uma grandeza espiritual contagiante", destacou.
O Ministério Público destacou o diálogo que mantinha com o procurador. "A Instituição mantinha permanente e profícuo diálogo profissional com o Procurador, que tinha nesta Casa as portas sempre abertas para o trato dos mais relevantes temas jurídicos e administrativos, tendo ele elevado a Procuradoria-Geral do Estado ao patamar de interlocutora de grande importância para os assuntos de interesse do Estado do Rio Grande do Norte", frisou.
O senador José Agripino (DEM) também se manifestou. "O nosso estado perde um grande profissional do Direito, um homem de muitos amigos, estimado pela sociedade potiguar. Minha solidariedade a toda família. Aos filhos, Pedro e Marília, e especialmente a querida Carla Mota, meus sentidos votos de pesar", disse.

Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário