terça-feira, 3 de junho de 2014

Diretório do DEM nega a Rosalba Ciarlini sigla para disputar reeleição no pleito de outubro

Rosalba está em dificuldades no DEM
Rosalba está em dificuldades no DEM
O Diretório Estadual do Democratas no Rio Grande do Norte decidiu ontem não lançar candidatura própria ao Governo do Estado este ano. O DEM pretende formar aliança na chapa proporcional para as eleições de outubro.
A votação, que ocorreu na sede do partido em Natal, teve o seguinte resultado: dos 59 votantes, 45 optaram para que o Democratas faça coligação na chapa proporcional, 10 foram favoráveis para que a legenda forme uma chapa majoritária, houve duas abstenções, um voto em branco e um voto nulo.
Durante a reunião, o presidente estadual do partido, senador José Agripino, facultou a palavra aos diretorianos. A governadora Rosalba Ciarlini, no uso da palavra, fez um balanço da sua administração e expôs o desejo de ser candidata à reeleição. Em seguida, a chefe do Executivo se absteve de votar e deixou a reunião na companhia de seus assessores alegando que o encontro do diretório não deveria definir os rumos do partido.
De acordo com o presidente da sigla, o Diretório é o órgão máximo consultivo do partido, formado por "personalidades emblemáticas que traduzem legitimamente a expressão política e a história do Democratas" (ex-PFL). "Meu papel era ouvir o partido, o que fiz aqui hoje. É minha obrigação defender que ele (o partido) sobreviva", declarou.
Para Agripino, o resultado da votação demonstra claramente o desejo do partido de priorizar o crescimento da legenda, principalmente na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. "Para a maioria dos membros do Diretório, uma candidatura própria, neste momento, isolaria o partido e dificultaria a eleição de postulantes aos cargos de deputado estadual e federal", ressaltou o líder do DEM.
Ao falar com jornalistas após a reunião, o senador lembrou ainda o compromisso firmado com membros do partido nacionalmente, durante reunião em janeiro de 2013, em Salvador (BA), de que a prioridade para 2014 seria a ampliação do Democratas nas esferas estadual e federal. "Nós nos reunimos em Salvador com representantes de todas as regiões do país e nesse encontro decidimos que a meta para 2014 era fazer o partido ampliar sua representatividade nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. Não podemos agora ignorar as perspectivas reais de crescimento da legenda", concluiu, reafirmando que irá cumprir todas as etapas democráticas e as instâncias partidárias no plano local para resolver as divergências.
A convenção estadual do Democratas já está marcada para o próximo dia 15 e será realizada na sede do partido na avenida Amintas Barros 4448, bairro de Morro Branco, em Natal.

Após discurso emocionado, Rosalba protesta contra decisão
A governadora Rosalba Ciarlini se emocionou no discurso em que tentou convencer os correligionários de que deveria se candidatar ao Governo.
Ao deixar a sede do DEM potiguar antes do final da reunião, Rosalba lamentou não ter conseguido convencer os colegas. "Coloquei que para formar um arco de alianças precisava da solidariedade do partido. Mas isso não está sendo colocado. Estão se preocupando apenas com a proporcional", destacou.
No discurso, a governadora lembrou que sempre foi leal ao partido. "Ressaltei não contribuir para cisões ou divisionismos, pelo fato de que nas flutuações da política brasileira tive oportunidade de liderar siglas partidárias que me foram oferecidas. Em todas as ocasiões me mantive firme. Não aceitei dividir a liderança do senador José Agripino Maia, justamente numa hora em que ele presidia nacionalmente o Partido dos Democratas. Rejeitei as ofertas de partidos e permaneci onde sempre estive", frisou
A chefe do Executivo estadual disse ter feito um sacrifício pessoal para garantir o desenvolvimento do Estado. "Na vida política, como na primavera, o tempo faz rebrotar a verdade, por mais injustas e severas que tenham sido as lesões e ferimentos. Deixei-me cortar após assumir o governo do Rio Grande do Norte. Não foi por vontade própria. Encontrei um Estado falido, sem credibilidade, incapaz de exercer com eficiência as funções que lhe são atribuídas constitucionalmente. Tive que assumir posições políticas desgastantes para, inicialmente, viabilizar obras como o estádio Arenas das Dunas, as de mobilidade do Pro Transporte, a barragem de Oiticica, o maior programa de saneamento da nossa história e o RN Sustentável, em parceria com o Banco Mundial e dar as condições para o avanço na educação, aferido por institutos internacionais. O Rio Grande do Norte tinha ficha suja perante o Tesouro Nacional. O BNDES ou qualquer outro órgão não firmaria compromissos financeiros conosco, se essa ficha suja não se tornasse limpa", historiou.
Ao final da reunião Carlos Augusto Rosado avisou que vai levar o assunto para a convenção do DEM.
Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário