quinta-feira, 10 de julho de 2014

Usuários reclamam de filas para emitir RG na Central do Cidadão

Para conseguir pegar uma das 100 fichas distribuídas diariamente, o usuário necessita chegar ao local muitas vezes de madrugada, tamanha é a procura pelo documento expedido pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).
A doméstica Lindalva Batista só conseguiu ficha na quarta vez – Foto Ednilto Neves
A doméstica Lindalva Batista só conseguiu ficha na quarta vez – Foto Ednilto Neves
O tempo de espera na fila tem sido um dos problemas enfrentados por quem procura a Central do Cidadão de Mossoró para obtenção da Carteira de Identidade. Para conseguir pegar uma das 100 fichas distribuídas diariamente, o usuário necessita chegar ao local muitas vezes de madrugada, tamanha é a procura pelo documento expedido pelo Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).

Os relatos ouvidos na fila de espera pelo atendimento são de muitos que estavam ali pela segunda ou terceira vez na tentativa de retirar o documento, tamanha é a concorrência diária. “Hoje estou aqui pela quarta vez. Cheguei às 6 horas e só consegui pegar a ficha 59. Teve gente que chegou às 4 horas para garantir a ficha. É um absurdo ter que passar por tudo isso”, relatou a empregada doméstica Lindalva Batista da Silva, acrescentando que em cada uma das vezes que esteve na Central do Cidadão teve que desembolsar R$ 20,00 para pagar ao mototáxi, sendo R$ 10,00 para ir e mais R$ 10,00 na volta. “Eu moro no Santa Delmira e é muito caro pra gente ter que vir. Não tem como vir de ônibus porque não passa nenhum no horário que tem que estar aqui, muito cedo. O jeito é vir de mototáxi”, relata, desanimada, em saber que não havia previsão para sair da fila, já que o atendimento é demorado e provavelmente ocorreria somente na parte da tarde.

Diariamente a Central do Cidadão distribui 100 fichas para retirada de Carteira de Identidade, sendo 20 para atendimento prioritário e 80 para os demais usuários. Entre o grupo que tem prioridade no atendimento estão gestantes, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com criança de colo. Segundo relatos de quem estava na fila, a entidade abre às 7 horas e às 7h15 já não é possível conseguir nenhuma ficha.

Entre as reclamações comuns de quem procura a unidade para retirar o documento é a venda de lugares na fila. Algumas pessoas denunciaram que os lugares são vendidos por desconhecidos pelo valor de R$ 20,00. “A gente se esforça para chegar cedo e quando chega aqui tem gente guardando lugar na fila para vender. Isso é injusto e não deveria ser aceito de jeito nenhum”, reclama a doméstica.

Sobre a venda de lugares nas filas, o subcoordenador regional do Itep, Valentim Marinho de Oliveira, afirma que o órgão não tem como evitar que isso aconteça, já que o problema ocorre do lado externo da instituição. “Não temos como identificar nem coibir. A nossa responsabilidade é com o que acontece do lado de dentro. Infelizmente a gente sabe dos relatos, mas não temos poder para interferir”, afirma.

O drama de quem estava no lugar pela segunda vez sem conseguir atendimento foi relatado pela dona de casa Lidiane Ribeiro Dassis. Ela relatou sua indignação por estar mais uma vez indo embora para casa sem conseguir tirar a Carteira de Identidade do filho de 14 anos. “Isso é um absurdo. A gente mora no conjunto Vingt Rosado e hoje viemos pela segunda vez e não seremos atendidos. Eles têm que aumentar esse número de ficha e a quantidade de funcionário para poder atender sem essa demora. É muito perigoso sair de casa de madrugada para atravessar a cidade do jeito que a violência está, mas infelizmente somos obrigados a passar por isso”, diz a dona de casa, desanimada.

O subcoordenador do Itep afirma que providências já foram tomadas pelo órgão no sentido de agilizar o atendimento aos usuários. “A carência de funcionários é um dos fatores que contribuem para a espera na fila, mas já conseguimos aumentar o número para quatro servidores atendendo a demanda. Antes disso, apenas dois trabalhavam. Com a chegada de mais dois conseguimos também aumentar o número de fichas, o que tem contribuído para atender a demanda diária com mais rapidez”, afirma Valentim.

Ele relata que o Itep é responsável pelo atendimento a 67 municípios e por isso a procura é grande. Por semana a equipe tem realizado a média de 600 a 700 procedimentos somente de Carteira de Identidade, o que tem, segundo ele, superado a expectativa. “Estamos realizando um atendimento satisfatório dentro das nossas condições. Já tivemos dias em que sobraram fichas. Infelizmente há dias em que faltam também, mas assim é o expediente, tem dias que a procura aumenta e em outros diminui”, afirma.

Valentim Marinho destacou que provavelmente ainda este ano a Central do Cidadão seja transferida para a nova sede, o que permitirá uma estrutura maior e assim poderá contar com mais servidores e, consequentemente, agilidade no atendimento.
Gazetadooeste

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