quinta-feira, 21 de junho de 2012

A prefeitura que não paga

Sede da Prefeitura de Tibau - Funcionando em um Prédio Alugado


Os servidores públicos municipais de Tibau voltam a sofrer com o atraso nos salários. O problema é antigo e passa de administração para administração, sendo que, em outras ocasiões, precisou da intervenção da Justiça para que o direito constitucional fosse cumprido. Dessa vez, o atraso só não atingiu ainda os professores, mas segundo a oposição não deve demorar.

Vereador Mirim 
De acordo com o vereador Nilton José da Silva, o “Mirim”, os servidores contratados estão há três meses sem salários e os efetivos com um mês, caminhando para dois. O vereador reclama que o prefeito Rafael Freire não se pronuncia sobre o assunto e cobra transparência dos recursos que entram mensalmente. “Tibau recebe próximo de R$ 1 milhão por mês e, além dos salários atrasados, não temos obras em andamento”, disse.

Professoras Anilda, Anabi, o Presidente do Sindicato Wantuir e o Professor Jarino

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Wantuir Araújo, disse que é um dos que sofre o atraso nos salários. Motorista na Saúde cedido ao Sindicato, ele reclama que não recebe há dois meses. “Enviamos ofício pedindo um diálogo com o prefeito, mas ele não atendeu. Nem na Prefeitura, ele aparece”, reclamou o sindicalista.

Jarino de Souza Rolim, tesoureiro do Sindicato, disse que até quarta-feira, 20, somente os professores estavam em dia, mesmo assim a categoria não recebe o piso, as promoções, nem o reajuste do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). “É um pagamento que é feito quase no final do segundo mês e defasado”.

José Aícaro - O Coveiro de Tibau 
Revoltado com a situação, o coveiro, lotado na Administração, José Aícaro, reclamou que não recebe salário há dois meses. “É muito humilhante, desgastante até mesmo para a família que fica cobrando as coisas e a gente não tem pra dar”, disse. 

Aícaro reclama da ausência de ação das autoridades políticas e judiciárias nos casos de Tibau que só estouram nas mãos dos funcionários. “O prefeito aqui faz o que faz, mexe com dinheiro da educação, da saúde e ninguém faz nada. Os outros por menos foram cassados, esse não tem jeito. O pai dele, Sidrônio Freire, quando foi prefeito, deixou três meses de salário atrasado que eu nunca recebi”, finaliza. 
Prefeito diz que quer resolver tudo em 45 dias


O prefeito de Tibau, Rafael Freire, negou que os salários estejam atrasados nos prazos citados pelos entrevistados anteriores. De acordo com ele, os efetivos têm 20 dias de atraso e os contratados estão dois meses. 

Ele reclama da deficiência financeira e diz que desde janeiro os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) estão sendo repassados com defasagem. “Essa situação começou em janeiro, quando na primeira parcela, depois dos descontos e repasses, sobrou mil reais nos cofres públicos”, disse, lamentando que os meses seguintes apresentaram pequena recuperação, mas depois votou a cair.

Rafael lamentou o questionamento do vereador Mirim e disse que o que entra e o que sai da Prefeitura pode ser visto no portal da transparência. “Lamento que um membro do Legislativo seja tão mal informado da realidade da Prefeitura”, criticou.

Segundo Rafael, a perspectiva é que em 45 dias comece a resolver esses problemas. Ele confia que o governo federal melhore a situação dos repasses e que a duplicação da RN que liga o município a Mossoró gere mais receitas. 


Jornal De Fato - 22/06/2012


José de Paiva Rebouças - 
jottapaiva@gmail.com
Da Re­da­ção


Nota do Blog: 

Os servidores estão sentido falta do tempo das manifestações de luta feitas por Marta que reivindicava as melhorias salarias e o pagamento do mesmo. Que ela se recupere logo para volta para luta dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do município de Tibau. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário