sábado, 26 de janeiro de 2013

Município continua em estado de emergência administrativa e financeira


Raul Pereira
Prefeitura de Tibau teve repasse deste mês do FPM retido por causa de débitos públicos

Além de estar em estado de emergência por causa da estiagem, o município de Tibau ainda se encontra em situação de emergência administrativa e financeira. Esse é o atual quadro da cidade-praia localizada à cerca de 40km de Mossoró. O município do litoral do Oeste potiguar está sob o decreto de 90 dias de suspensão da realização de gastos públicos diante de um total descontrole nos cofres que teria sido provocado pela gestão anterior.

Segundo o secretário de Relações Institucionais de Tibau, Mário Illo, o decreto de estado de emergência administrativa e financeira foi oficializado logo após a posse do atual prefeito, Naldinho. "Estamos nesta situação desde o último dia 02 de janeiro", informou Mário Illo, destacando que além de deixar a cidade neste estado, a gestão anterior também ainda não disponibilizou o acesso à documentação do município.


"Houve supressão de dados públicos, com computadores da prefeitura formatados, principalmente, os arquivos contábeis e licitatórios, entre maio e dezembro de 2012", explicou o secretário de Relações Institucionais de Tibau, informando que a atual gestão ainda teve que entrar na justiça para que a transição do governo anterior pudesse ocorrer. 

"O processo foi feito 72h antes do final da gestão apenas com a entrega das chaves da prefeitura", pontuou Mário Illo, ressaltando que o atual prefeito recebeu a folha de pagamento do funcionalismo com um atraso de dois meses. "Mas, estamos trabalhando para deixar tudo em dia dentro em breve", adiantou o secretário de Relações Institucionais de Tibau, detalhando que o município passa por um recadastramento de funcionários.

Repasse do FPM retido ... 

Em meio ao estado de emergência administrativo e financeiro da cidade, o primeiro repasse do Fundo de Participação do Município foi retido, com valor de R$ 159 mil referente ao mês de dezembro. "A prefeitura já solicitou o levantamento do débito para o parcelamento da dívida e entrou com um mandado de segurança para reaver o repasse", explicou o Secretário de Tributação e Finanças de Tibau, Francisco Filho.

Município prepara 41 projetos turísticos ... 

Na contramão dos estados de situação de emergência, a secretaria de Turismo de Tibau prepara a execução de um plano de ação para movimentar o turismo local. "Elaboramos um plano de ação turística para os próximos quatro anos que inclui a implantação de 41 projetos", informou o titular da pasta, Milton Guedes, reforçando que 70% da economia local estar relacionada ao turismo, onde nesse período de veraneio a população de Tibau passa de 4 mil para 60 mil. 

Assistência Social prepara campanha para carnaval ...

Em uma matéria publicada  dá conta de que a secretária municipal de Assistência Social de Tibau (SMAS), Lidiane Marques da Costa, prepara uma campanha de prevenção contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval. A secretária afirma que o Conselho Tutelar receberá uma atenção especial na sua gestão, pois o município apresenta uma realidade difícil para crianças e adolescentes.

http://www.correiodatarde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário