quinta-feira, 6 de junho de 2013

Deputado federal Betinho Rosado quer trocar o Democratas por partido da base do governo

Gerson de Castro
Da Redação Natal
“Se não corrigir sua orientação política e econômica, o Democratas ainda vai ter muitas dificuldades”. A crítica tem como autor o deputado federal Betinho Rosado, que ingressou junto ao Tribunal Superior Eleitoral com pedido de desfiliação por justa causa. E mais: se obtiver sucesso no seu pedido, o deputado mossoroense quer se transferir para um partido que integre a base de apoio do governo da presidente Dilma Roussef (PT).

O deputado não hesita em apontar as opções para sua futura filiação partidári: PSC, PTB ou PP, sendo que o presidente executivo do primeiro, pastor Everaldo Pereira, já anunciou que pretende se candidatar a presidente da República. “Nesse caso, isso me afastaria do PSC já que eu pretendo me transferir para um partido da base de apoio do governo”, comenta o parlamentar.

Betinho Rosado se diz muito decepcionado com o Democratas. Eleito pela primeira vez em 1986 e com mandato desde 1995, o deputado federal diz que nunca recebeu do partido a atenção e consideração devidas. “Nunca fui indicado para nenhuma comissão, fui escolhido vice-líder ou fui escolhido para uma relatoria”.

A dificuldade de relacionamento com o DEM tem sido muito grande, admite Betinho Rosado. E as decepções voltaram a ocorrer no início deste ano. Ele conta que o fato de ser professor universitário, com trabalhos, artigos e teses sobre a economia nordestina, enfim sua capacidade de produzir para o partido nunca foi aproveitada.

Betinho sabe que não será fácil deixar o DEM. Ele já tentou uma vez, em 2007, quando a legenda ainda se chamava Partido da Frente Liberal (PFL). Garante que a primeira pessoa que procurou para conversar sobre seus planos foi o senador José Agripino Maia, presidente nacional do partido. “Foi uma conversa de amigos”, observa, lembrando que eles se conhecem desde a infância.

Hábil, ele não revela o que ouviu de José Agripino. Diz apenas que “o senador José Agripino já deu declarações públicas de que irá atrás dos mandatos”. Se não conseguir ter a alegação de justa causa aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, não restará outra alternativa: o deputado permanecerá, contra sua vontade, no DEM. “Não quero perder o mandato”, diz, num sorriso um tanto sem graça.

Presente à visita da presidente Dilma Roussef a Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, o deputado democrata não viu na escolha do local um gesto de aproximação política com a governadora Rosalba Ciarlini. Preferiu elogiar a escolha da assessoria da presidente pela Escola de Governo, que considera “um bom equipamento”

Enquanto espera a decisão do TSE sobre seu pedido de desfiliação, Betinho Rosado segue defendendo teses sobre a economia nordestina, especialmente a da seca e sofrida região do semi-árido. Ele é autor de proposta apresentada à Comissão de Altos Estudos da Câmara dos Deputados em busca de uma solução definitiva para a convivência com a seca. “Perdoar dívidas dos agricultores resolve problemas da seca atual mas não as futuras. É preciso reorientar o plantio e a produção”, defende, lembrando experiências exitosas em regiões do México e do Estado do Texas, nos Estados Unidos.

Ideias e estudos sobre a economia nordestina não faltam. O que parece fazer a Betinho Rosado é o ambiente partidário que garanta o aproveitamento da sua capacidade de pensar e produzir. É isso que o deputado federal mossoroense pretende buscar junto ao TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário