domingo, 7 de julho de 2013

População Denúncia que Lixo hospitalar esta sendo jogado no lixão de Grossos.

Ontem o D. G. recebeu denúncias de que o lixão de Grossos está recebendo além de lixo domiciliar, lixo hospitalar, o que é um crime ambiental.



No lixão de Grossos – lixão a céu aberto – há catadores de lixo e animais como suínos e caprinos, o que transforma além de crime ambiental, um crime contra a saúde pública.

O lixo hospitalar é um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse tipo de lixo não pode ser exposto a céu aberto e sim, recolhido por empresa especializada e ter como destino final a incineração, tudo isto baseado na Lei Federal 12.305, de 8 de agosto de 2010.

Hoje o D. G. foi verificar a denúncia e constatou que é verdadeira. O lixo hospitalar foi depositado sem nenhuma cerimonia e está composto basicamente de seringas e medicamentos usados e pode ser proveniente de Hospitais, farmácias, postos de saúde e ou casas veterinárias.


O lixo hospitalar, segundo alguns geógrafos, também pode causar a contaminação do solo e consequentemente do lençol freático de maneira à causar danos irreparáveis a população e ao meio ambiente.

O secretário de Saúde de Grossos, o senhor Erasmos Carlos deve tomar imediatamente duas providências:

1ª – Se esse lixo for da saúde pública, orientar melhor a direção dos hospitais no sentido de não deixar que isso volte a acontecer e antes de qualquer defesa, recolher do lixão, pois além de ser um dano irreparável à saúde, é crime e estar sujeito a multa pelo Ibama.

2ª – Caso não seja proveniente da Saúde pública, fiscalizar e coibir esse tipo de crime.

Fonte:diariodegrossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário