terça-feira, 8 de abril de 2014

Jovem cabeleireira da Maisa ganha competição internacional

Do assentamento rural Maisa para o mundo. Este é o percurso que Juliana Almeida, de 21 anos, está fazendo. A estudante formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi a grande campeã na categoria Cabeleireiro na WorldSkills Americas, competição de jovens técnicos profissionais do continente, realizada durante o último fim de semana na Colômbia.
A equipe do jornal O Mossoroense foi até a casa de Juliana Almeida, na zona rural de Mossoró, conhecer um pouco melhor a história da jovem que agora se prepara para competir no WorldSkills Internacional, evento que reunirá profissionais de todo o mundo no Brasil, em 2015.
Para a mãe de Juliana, Rosângela Maria, o resultado alcançado pela filha na Colômbia superou todas as expectativas. "É um sonho realizado. O desejo dela era se formar no Senac, abrir seu salão, a gente costuma dizer que pensava tudo 'inho', mas os planos do Senhor são sempre maiores", diz a agricultora, que tem ainda mais três filhas.
O primeiro contato da campeã do WorldSkills Americas com a profissão que abraçaria foi aos 10 anos de idade. Segundo Rosângela Maria, a filha, naquela época, ganhou uma tesoura e cortou o cabelo do próprio pai. "Sempre foi um desejo dela seguir nessa área. Depois de cortar o cabelo do pai, vimos que ela realmente tinha talento e depois, aos poucos, com muita dificuldade, fomos comprando alguns materiais, como prancha, babyliss, entre outros", relata, acrescentando que inicialmente ela e uma irmã de Juliana eram as "cobaias".
Tempos mais tarde, a jovem foi descoberta durante uma ação voluntária do Senac na Maisa. Na ocasião, impressionada com o cabelo de Juliana Almeida, uma das instrutoras presentes no evento perguntou quem era a responsável por cuidar daquelas madeixas, sendo Juliana a sua própria cabeleireira. "A moça do Senac disse que ela ganharia um curso, e assim aconteceu. Minha filha estudou, se capacitou e alcançou o seu objetivo. Estou extremamente feliz", conta Rosângela Maria.
Com as instruções recebidas no Senac, Juliana, enfim, abriu o seu próprio salão, ainda modesto, na residência da família. Com a repercussão da premiação, a expectativa é que o negócio seja ampliado. "Aos poucos, fomos comprando cada coisinha que está aqui. Juliana é muito esforçada, trabalha das 8h até meia-noite, 1h, se for preciso. É inexplicável o talento dela", afirma a mãe da jovem cabeleireira.
Juliana será recebida hoje, 8, a partir das 19h, na sede do Senac em Mossoró. A família garante que algumas surpresas foram preparadas para a campeã. "Vamos fazer até carreata aqui na Maisa, todo mundo com camisas personalizadas, será uma verdadeira festa", conclui Rosângela Maria.

Brasil conquista maior pontuação da competição
Juliana Almeida não foi o único destaque da delegação brasileira, composta por 34 competidores, no WorldSkills Americas. O país alcançou a maior pontuação e o maior número de medalhas entre todas as nações presentes no evento. O Brasil foi ouro em 25 modalidades, prata em quatro e ganhou uma medalha de bronze. O torneio reuniu, em Bogotá, quase 200 jovens de até 23 anos, vindos de 17 países americanos.
Foi o melhor resultado do país no torneio, que está em sua terceira edição. Os jovens profissionais brasileiros provenientes dos serviços nacionais de Aprendizagem da Indústria (Senai) e do Comércio (Senac) participaram de provas realizadas desde quarta-feira, 2, até o domingo, 5.
O melhor resultado geral no torneio americano foi alcançado também por um mossoroense: Rafael Pereira, ouro na categoria Soldagem. Disputando com dez concorrentes, ele alcançou 576, quase a nota máxima, que era de 600 pontos.
Veterano em competições desse tipo, ele foi ouro na Olimpíada do Conhecimento, em 2012, e prata no WorldSkills International, realizada em Leipzig ano passado. Na Alemanha, ele disputou com jovens profissionais de outros 35 países.
Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário