domingo, 13 de julho de 2014

Presidiários desafiam autoridades e postam fotos em redes sociais

Detentos da Cadeia Pública de Mossoró
Detentos da Cadeia Pública de Mossoró
A febre das redes sociais que toma conta da juventude em todo o mundo, que utiliza a internet para conectar-se com pessoas de todo o planeta, também já chegou aos presídios brasileiros, onde os presos, por meio de aparelhos celulares, conseguem acessar a grande rede e postam fotos e mensagens de dentro de suas celas.
Mesmo sendo proibida a entrada de qualquer tipo de aparelho telefônico em unidades prisionais, somente na semana passada presidiários de alta periculosidade atualizaram seus perfis e postaram inúmeras fotos no Facebook e WathsApp.
No Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro e Paraná presidiários postam imagens nas redes sociais sem preocupação. Em algumas das postagens os presos posam para fotos com dinheiro, churrasco e biquíni no banho de sol.

Presídios potiguares
As instituições prisionais do RN voltaram ao noticiário nacional, na semana passada, em portais de destaque nacional, que são acessados em todo o Brasil e na imprensa estadual. Dessa feita, o destaque ficou por conta de postagens de fotos em redes sociais feitas por detentos que estão reclusos em unidades prisionais de Mossoró e da região metropolitana de Natal.
Matérias veiculadas nos portais UOL e G1 mostraram a facilidade de presos potiguares em ter acesso a telefones celulares dentro dos presídios e navegar na internet, postando fotos e mensagens nas redes sociais, em especial no Facebook e no WhatsApp.
Na Cadeia Pública Manoel Onofre de Souza, em Mossoró, os detentos Arnon Victor Marques Nascimento e Gleuber Santiago, que estão presos por assalto, publicaram fotos no Facebook. Já Cássio Sérvulo Meira da Nóbrega, que responde por tráfico de drogas, usou o WhatsApp para se comunicar com os amigos que estão do lado de fora da unidade prisional.
Já na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, considerada a maior unidade prisional do RN, três presos estão cumprindo punições por terem atualizado, de dentro de suas celas, fotos e informações em perfis na rede social Facebook.
A prática de navegar nas redes sociais já vem sendo utilizada há algum tempo, em março deste ano um preso da Cadeia Pública de Caraúbas foi flagrado postando fotos e atualizando seu perfil dentro da unidade. Edson Damião Nogueira Diniz da Silva, conhecido como "Damião", estava atualizando um perfil no Facebook e curtindo outras postagens. 
A página no Facebook atribuída a Edson Oliveira Silva (@edesonoliveira.silva) mostrava fotos dentro da unidade prisional. Em várias postagens, o detento aparecia em espaços da cadeia, tipo como na cela e refeitório, posando ao lado dos colegas presos.
Em uma das diversas fotos, Edson exibe três aparelhos celulares.

Sejuc diz que providências estão sendo tomadas e que entrada de celular em presídios é comum
Após publicação de matérias em portais de relevância nacional, mostrando presos postando fotos de dentro de presídios do RN, a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), responsável pelo sistema prisional potiguar, disse que providências estão sendo tomadas para coibir a prática delituosa, no entanto, também admitiu que é comum a entrada de aparelhos celulares nos presídios potiguares. 
A informação foi repassada por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da Sejuc, em resposta à matéria feita pelo UOL e pelo G1, na qual mostra fotos postadas em redes sociais por detentos da Cadeia Pública de Mossoró e de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Na nota, a Sejuc diz estar ciente da situação e que vem analisando, junto a assessoria jurídica do Governo do Estado, "uma lei que obrigue as próprias operadoras de telefonia a instalar bloqueadores de sinais de radiocomunicação nos presídios".
A Sejuc também revelou que vem tentando coibir a entrada de aparelhos celulares e equipamentos de telefonia nas unidades prisionais ao realizar revistas e apreensões regularmente. 
Ainda de acordo com a Sejuc, no primeiro semestre de 2014 foram apreendidos 270 equipamentos de telefonia, dentre aparelhos e acessórios como fones de ouvido e carregadores, nas instituições prisionais potiguares.

Festas, churrascos com piscina e bronzeamento já foram registrados em fotos no Facebook em presídios brasileiros
Em presídio no Paraná, presos fizeram festa e postaram no Facebook. A confraternização teve churrasco, bebidas e até piscina plástica. A direção do local confirmou a regalia, mas não soube informar como a piscina foi parar no local.
Já em Manaus, capital do Amazonas,presas postaram fotos de biquíni no Facebook. Todas curtem tranquilamente momentos de lazer durante o banho de sol, que aproveitaram para se bronzearem.
Também em Manaus, no Facebook, o perfil de Aline Fontoura Silva, que está presa por tráfico de drogas na cadeia feminina, exibe mensagens de dentro da prisão, onde ela aparece fumando e bebendo.
Por sua vez, detentos da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, no oeste do Pará, publicaram no Facebook fotos de um churrasco dentro da cadeia.
Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário