sábado, 26 de maio de 2012

CONHEÇA TIBAU, UMA DAS PRAIAS MAIS TRANQUILA DO RN


Vista da Cidade de Tibau - RN
Tibau existe desde o período do Brasil Colônia quando já tinha relato do "Morros Vermelhos" e por muitos anos representou apenas uma vila de pescadores. O lugar ganhou esse nome devido a sua posição geográfica. É que a palavra tibau é de origem tupi e significa entre rios; e Tibau se encontra entre os rios Jaguaribe, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
É fato que, desde então, Tibau se apresenta como um lugar muito tranquilo e, sem sombra de dúvidas, detentora de uma das melhores praias do Brasil. Durante muito tempo, Tibau foi município de Grossos – RN, mas, em 21 de dezembro de 1995, por meio da Lei n.º 6.840, obteve o status de cidade. Como toda cidade, Tibau também tem uma Câmara Municipal, a qual é constituída por 9 (nove) vereadores, todos eleitos pelo voto popular.
Uma parte de Tibau está localizada no Rio Grande do Norte e a outra no vizinho estado do Ceará. Em ambas as partes há uma larga faixa de areia fina e clara, um coqueiral a perder de vista, um belíssimo mar azul, dunas e falésias, onde ainda são vistos pequenos morros com camadas de areias coloridas, matéria-prima utilizada na confecção das chamadas garrafas de areias coloridas, um dos produtos do artesanato local. Por perto há ainda diversas salinas e fazendas; nessas últimas pode ser encontrada uma boa parte da fruticultura produzida no estado, entre as quais se destacam as de melão, um dos principais produtos de exportação do estado. 
Esta cidade do litoral norte do Rio Grande do Norte tem uma característica incomum às cidades brasileiras: a maioria de seus imóveis residenciais é formada de segundas residências de cidadãos que moram e trabalham em outras cidades brasileiras, sendo a maior parte deles proveniente de Mossoró, onde residem os mais assíduos frequentadores das belas (e seguras) praias de Tibau. A vinda dessas pessoas a Tibau ocorre, principalmente, nos finais de semana, feriados e durante os meses de janeiro e julho, períodos em que há férias escolares.
A cidade de Tibau apresenta clima semiárido tropical, com temperatura média de 27ºC.O Censo Populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, informa que a população total da cidade (urbana e rural) é aproximadamente 3.700 habitantes.Sem sombra de dúvidas, Tibau possui belas praias (a mãe natureza foi bastante generosa com essa parte do Atlântico – litoral norte do RN) e, como se isso não bastasse, o Sol colabora o ano inteiro, propiciando dias bem quentes e ensolarados, bem próprios de uma cidade que se presta muito bem ao turismo de sol e praia; não tenham dúvidas, a cidade é ideal para isso.
Apesar do mar da orla de Tibau apresentar ondas que se prestam à prática de certas modalidades esportivas náuticas, como por exemplo, kitesurf e windsurf, não há registro de morte por afogamento em qualquer de suas praias. Um fato que também merece destaque é a temperatura da água do mar das praias de Tibau; ela é morna, principalmente nos finais de tarde, não importa a época do ano. Ah, um fato que também não pode deixar de ser mencionado é: a praia é plana, bastante extensa e não existem arrecifes e rochas submersas nas praias de Tibau, o que permite muito mais tranquilidade ao banhista.
 












Blogs:tibau noticias e tibau.blogespot

19 comentários:

  1. Parabéns por você dilvulgar as maravilhas da Cidade de Tibau, todos os anos eu passo as ferias ai com voces eu amo a Cidade de Tibau.
    Souza-PB

    ResponderExcluir
  2. seria bom tbém divulgar as praias vizinhas , como emanuelas , gado bravo, pernambuquinha, como tbem os bares e restaurantes .... grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas fotos Tibau é muito lindo não conheço a Cidade só atraves de comentarios de amigos mais já mim falaram que a epoca boa de Tibau do Norte é em Dezembro Parabens.

      Excluir
    2. para fabiano mesquita ... é essa a impressão que as pessoas tem de tibau , que tibau só presta uma vez no ano , mas na verdade tibau é uma praia para todos os dias, finais de semana.... etc... as pessoas que possuem casas em tibau as abandonam e só vem em julho ou em dezembro , depois reclamam que suas casas foram arrombadas, saqueadas etc... TIBAU É PRAIA P/ TODA VIDA, TODOS OS DIAS ....

      Excluir
    3. concordo com vc anonimo... existe um restaurante em gado bravo que a comida de lá é excelente, de alta qualidade, a limpeza é expetacular sem contar com atendimento, chama-se restaurante atlantico, super familiar .... confiram.!

      Excluir
  3. pena,que tibau sempre governado por essas quadrilhas do colarinho branco,que compra e ludibria...o eleitor.

    ResponderExcluir
  4. e quem se mete se dar mal...voce ver a governadora...que foi inventar de copiar o governo sidronio e companhia...veja a situacao
    do nosso estado hoje...ela pensou que nao pagaria esse grande pecado que cometeu a tibau...mas Deus nao dorme...e sua derrota comeca antes mesmo da proxima eleicao.tibau seu sustento seu mar belo...resistirar a esses criminosos politicos

    ResponderExcluir
  5. concordo com voce,que escreveu essas verdades

    ResponderExcluir
  6. agora veja essas tambem,e de se indignar como nos cidadaos acatamos tanta sujeira em uma politica pobre mediocre...vem uma governadora dessa aqui nossa por ex;que diz gostar de tibau,e que ja foi prefeita tambem sabe que sidronio pai e filho nao tinham a menor condicao de serem mais prefeitos,e contribui para o seu retorno,agora se ela gosta de tibau,tenho minhas duvidas ,ela nao deve conhecer o lixao de tibau,o qual seu candidato, denominou
    de aterro sanitario,as barracas de praias precarias,as ruas em pleno abandono,luminarias apagadas,abates de animais clandestinamente,e tudo isso em pleno seculo xi,
    agora as eleicoes chegam,e para eles e mil maravilhas,afinal eles nao estao comendo das carnes de porcos do lixao de tibau,e sim em suas mansoes,desfrutando o que povo tambem desejaria,que e pelo menos dignidade,desconheco enfim ,se quer de um veterinario concursado pela prefeitura de tibau,nesses anos de governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc falou a pura verdade vamos ver se sai essa duplicação de mossoró p/ tibau e a ponte de grossos p/ areia branca

      Excluir
  7. tá chegando a eleição ai todo mundo fic BEM BONZINHO E PROMETE TUDO MAS O POVO NUM É BESTA Ñ , O POVO VAI DÁ A RESPOSTA , TÁ TODO MUNDO QUERENDO SER VEREADOR EM TIBAU P/ RECEBER SENTADO, VAMOS CALAR A BOCA DOS POLITICOS ...... é panelinha p/ todo lado .

    ResponderExcluir
  8. Pelo que tudo indica,chiquinho de jaime apoiara a releiçao de Rafael Freire,a pedido da governadora Rosalba Ciarlini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja sabia,chico cem falou que ele esteve com rosalba e carlos augusto em natal onde tratou o assunto,quem diria.

      Excluir
  9. Para falar a verdade,acho Rafael hoje o melhor nome para tibau,apesar das dificuldades enfrentadas heraças da gestaos passadas,mas acho tudo sera superado,esse menino e muito honesto.

    ResponderExcluir
  10. Veja so os votos,mais fieis da bacuralzada de tibau ;CARLAO CEM,CHICO CEM,BIEGA,CATONHO CEM,JEEPAO,TOYOTA,PELE,TIQUINHO,CAIPIRA,CUECA,LENINHA,REGI,CIELE,CHICA DE PEDRO,LIRO,CAVACO,EVERALDO,ROSCA E TOME BACURAL...VOCES AINDA TEM DUVIDAS DE QUEM GANHA EM TIBAU,VEJAM SO TANTAS CELEBRIDADES.

    ResponderExcluir
  11. e galego? quem vota nele? o conhecido dono do bar do galego em gado bravo que agora é unha e carne com naldinho ..... kkkkkkkk a gent ever cada uma !

    ResponderExcluir
  12. Tibau é linda. Tranquila, asfaltada de Mossoró a Tibau igualmente até o litoral começando de Icapuí até a Capital Fortaleza. Suas praias são maravilhosas. Nunca ninguém morreu afogado. Apesar da superlotação do Carnaval, Semana Santa. Férias do meio da não e fins ano. Os mossoroenses são os principais frequentadores. Diga-se abem da verdade. Fizeram Tibau. renascer das cinzas.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia, sou de São Paulo, terei um casamento para ir em Mossoró e ficarei hospedado em Tibau por 7 dias, você poderia me indicar uma pousada ou hotel de bom para ótimo em Tibau, pois não conheço a cidade, somos em 5 pessoas, 4 adultos e uma criança. Fico no aguardo, Obrigado

    ResponderExcluir